MAPA: Reunião define agenda positiva para cadeia produtiva do leite

Com o objetivo de adotar ações para aprimorar a inspeção e o controle da produção de leite no Brasil, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), das indústrias de laticínios e dos produtores se reuniram nesta quarta-feira, 22 de maio, em Brasília. Durante o encontro, foi definida uma agenda de trabalho para nortear as próximas ações do Governo Federal e da iniciativa privada. O intuito é aumentar o rigor na seleção da matéria prima.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Com o objetivo de adotar ações para aprimorar a inspeção e o controle da produção de leite no Brasil, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), das indústrias de laticínios e dos produtores se reuniram nesta quarta-feira, 22 de maio, em Brasília. Durante o encontro, foi definida uma agenda de trabalho para nortear as próximas ações do Governo Federal e da iniciativa privada. O intuito é aumentar o rigor na seleção da matéria prima.

Um dos principais pontos da reunião foi quanto ao controle e monitoramento da etapa de transporte do leite cru à indústria. Como essa é uma relação comercial, o que foge da legislação da vigilância oficial, a proposta ainda deve ser discutida no âmbito jurídico. Atualmente, cabe ao Mapa a verificação do cumprimento das normas legais por parte dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal.

Outro ponto proposto é o fortalecimento do Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL), para que seja adotado também por todos os serviços de inspeção estadual e municipal do país. Essa etapa é importante para garantir que um produto recusado por empresas de inspeção federal não seja admitido em estabelecimentos sob fiscalização das demais instâncias oficiais.

Também foi discutido o aperfeiçoamento das análises laboratoriais para a seleção de matéria prima na plataforma de produção das indústrias. O intuito é buscar provas analíticas mais eficientes e ágeis para identificar irregularidades.

Além dos processos de inspeção, os participantes trataram do aprimoramento do sistema de rastreabilidade do leite cru em todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor até a oferta do produto lácteo ao consumidor. Atualmente, o sistema para análise da qualidade já é realizado nas fazendas e nas indústrias. A idéia é incluir a coleta de material também dos tanques dos caminhões de transporte.

Todos os pontos serão discutidos por uma comissão público-privada que vai ser nomeada durante a próxima reunião extraordinária da Câmara Setorial do Leite, no próximo dia 7 de junho, em Brasília. O grupo terá a responsabilidade de definir documentos técnicos que viabilizem a adoção das propostas e que estas sejam incluídas na legislação oficial sobre o tema.

As informações são do MAPA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Lomanto Arantes Moraes
LOMANTO ARANTES MORAES

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/05/2013

Boa noite a todos!

Me parece que os pontos nevralgicos da qualidade e segurança do leite estão sendo abordados e identificados pela cúpula  do ministério (isto ficou claro pra mim). Porém  acredito que seja uma boa oportunidade de o MAPA (digo SIF) abrir espaço para discussões locais (onde atuam os fiscais que estão diretamente na area operacional da fiscalização) com técnicos de campo, que atuam pela qualidade, que ao meu ver podem e devem colaborar muito com as estratégias de melhoria da qualidade e segurança do alimento. As vezes com modelos bem sucedidos, outros com procedimentos altamente aplicáveis e até com projetos de sucesso comprovado, que por diversas razões possam estar funcionando bem em um espaço restrito deste Brasilzão.

  - SIF! O objetivo  de todos (Fiscais e técnicos) é colocar um alimento de qualidade e seguro na mesa de todos ,  se falharmos!  o ministério perde credibilidade e os técnicos o respeito e o  ganha pão.

Acho que a hora é agora.
Carlos Roberto Conti Naumann
CARLOS ROBERTO CONTI NAUMANN

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/05/2013

A medida em que os espaços vão ficando cada vez menores, para que os fraudadores encontrem facilidade em fraudar e não ser apanhado ou pela fiscalização ou pela industria processadora .Com toda certeza a fraude vai diminuir sensivelmente.E o consumidor será atendido em seus anseios,fazendo com que seus filhos recebam um produto com a garantia alimentar..
Evandro Spada
EVANDRO SPADA

IPUAÇU - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2013

Custo acreditar nisso , mas tomara que isso resulte em praticas no campo e que traga resultados positivos desde a cadeia produtora ate a consumidora, pois no brasil como sempre exigem absurdos dos produtores e as outras partes a unica coisa que o governo se interessa é nos impostos o resto é resto .
Wilson Teixeira de Andrade Leite
WILSON TEIXEIRA DE ANDRADE LEITE

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 23/05/2013

        È  importante a fiscalização em todas as etapas, e por vários órgão, para garantir que um produto, ou produtor,  recusado por empresas de inspeção federal não seja admitido em estabelecimentos sob fiscalização das demais instâncias oficiais.
Elizario Pedrozo
ELIZARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2013

Muito interessante... Espero que seja um trabalho permanente, em todos os setores da cadeia do leite, e em todos os lugares, e que não fique só nas reuniões e no papél...
Qual a sua dúvida hoje?