Mapa reforça apoio às ações do MP contra fraude do leite no RS

O Mapa deu efetivo apoio às ações do Ministério Público, iniciadas há quatro meses, que determinou a prisão de quatro funcionários da empresa Márcio Fachinelo - ME, além do proprietário. Mas a prática é localizada e não compromete a produção leiteira do estado do Rio Grande do Sul.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Ao manifestar apoio às ações do Ministério Público Estadual em municípios gaúchos onde foram detectadas práticas de adulteração do leite in natura, o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) enfatiza o valor preventivo das investigações e o caráter pontual das fraudes.

O Mapa deu efetivo apoio às ações do Ministério Público, iniciadas há quatro meses, que determinou a prisão de quatro funcionários da empresa Márcio Fachinelo – ME, além do proprietário. Mas a prática é localizada e não compromete a produção leiteira do estado do Rio Grande do Sul. A empresa sob suspeita recolhia entre 40 e 50 mil litros de leite cru por dia junto aos produtores da região e acrescentava a essa produção água e bicarbonato de sódio, este último para mascarar a primeira diluição. O bicarbonato de sódio é substância utilizada para adequar o leite impróprio ao consumo, mantendo-o dentro dos parâmetros legais. Feita a adulteração, o leite era encaminhado para a Laticínios Unibom, localizada em Água Santa.

As análises de quatro coletas feitas pelo Mapa comprovaram a adulteração com o objetivo de “dar uma nova vida” ao leite. Ao contrário, porém, leite e derivados produzidos a partir de matéria-prima fraudada têm seus valores nutritivos comprometidos. Sua degradação natural reduz os valores de vitaminas, sais minerais e proteínas a níveis abaixo do padrão estipulado pelo ministério.

Além disso, verificou-se ainda que os suspeitos levavam até sete dias entre a ordenha e a coleta, prazo acima das 48 horas estipuladas pelo Mapa entre a coleta e o recebimento do leite pelos postos de resfriamento. Essas e outras ações pontuais, além de seu valor no combate à fraude que compromete a alimentação saudável, têm o objetivo de desestimular sua disseminação, com a eliminação do foco criminoso. 

As informações são do Mapa.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

luciano possebon
LUCIANO POSSEBON

VESPASIANO CORREA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/09/2015

Parabéns ao MAPA e ao Ministério Público por este trabalho em parceria,onde visa eliminar este tipo de Transportador. Sugestão: que se credencie via manual de boa conduta todo e qualquer Transportador que queira ficar na atividade.
Qual a sua dúvida hoje?