MAPA: Ministério quer incluir setor leiteiro no programa de exportações

O Plano Nacional de Exportações deve ser lançado até a segunda semana de junho, depois da divulgação do Plano Safra 2015/2016, prevista para o próximo dia 2. O Ministério da Agricultura prepara uma proposta para incluir no projeto o segmento do leite. A exportação do produto brasileiro hoje corresponde atualmente a apenas 1% da produção.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O Plano Nacional de Exportações deve ser lançado até a segunda semana de junho, depois da divulgação do Plano Safra 2015/2016, prevista para o próximo dia 2. O Ministério da Agricultura prepara uma proposta para incluir no projeto o segmento do leite. A exportação do produto brasileiro hoje corresponde atualmente a apenas 1% da produção.

Questionada sobre a participação da Agricultura no projeto de exportação, a ministra Kátia Abreu disse que enquanto a produção cresce 5% ao ano o consumo avança apenas 3%.

"Precisamos arrumar mercado para esse produto", afirma.

O desenho final do programa de exportação, no entanto, enfrenta o desafio do ajuste fiscal e o impasse quanto ao volume de recursos continua. O Ministério da Fazenda, de um lado, quer diminuir subsídios aos exportadores, o do Desenvolvimento, por outro, quer mais recursos.

O plano reúne um conjunto de medidas para estimular e desburocratizar as exportações. Uma das metas é atingir cerca de 30 países considerados estratégicos para as exportações brasileiras. Entre as prioridades do programa estão a concessão de créditos para exportação, a adoção de medidas de facilitação de comércio e a utilização de ferramentas de inteligência comercial.

As informações são do Canal Rural.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Alfredo José Ferreira de Melo
ALFREDO JOSÉ FERREIRA DE MELO

ARARAS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/05/2015

Nossa só agora descobriram isso!!! Da licença, vamos ministra  Katia Abreu justifica o seu salario que alto e vamos valorizar nossos produtores de leite  !!!
Renato Dias de Souza
RENATO DIAS DE SOUZA

CARANGOLA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/05/2015

Precisamos investir em infra estrutura. Subsidiar não precisa. Precisa dar condições para se ter qualidade da matéria prima.
Wagner Beskow
WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 22/05/2015

Excelente notícia! Tudo que se fizer nesse sentido é pouco. Não ficou claro na matéria, mas é essencial uma ação em conjunto com a Apex, o que acredito estar nas entre linhas.



Só um detalhe: é hora do país começar a fazer um esforcinho para corrigir suas ineficiências, começando pelas governamentais, e deixar no passado essa dependência visceral que tem com a palavra subsídio. No dia que conseguirmos exportar com qualidade, constância e sem subsídios seremos alguém e teremos um futuro promissor no setor. Até lá estaremos tateando e saindo das fraldas.
Qual a sua dúvida hoje?