Mapa diz que tripanossomose em Minas não preocupa mercado
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nota ontem (30) informando que, com base nos números oficiais, os casos de tripanossomose bovina em Minas Gerais "não preocupam o mercado externo e não configuram situação de emergência sanitária", pois "não se trata de surto generalizado". No entanto, ainda não se sabe [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), oficialmente, desde o início de junho até 30 de agosto, a tripanossomose matou 71 animais em Minas e há cerca de 1.600 casos notificados nas regiões Central, Triângulo e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Porém, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) estima que cerca de 500 cabeças tenham morrido em decorrência da tripanossomose no Estado, pois há subnotificação da doença, ou seja, nem todos os produtores informam às autoridades sobre a incidência do mal em seus rebanhos.
Causada pelo protozoário Trypanosoma vivax e comumente transmitida por moscas dos estábulos, em Minas o contágio tem sido diferente. A doença vem sendo transmitida através do uso compartilhado de agulhas durante a aplicação de ocitocina em vacas lactantes. O protozoário atinge a corrente sanguínea do animal e impede a absorção dos nutrientes. Os sintomas são fraqueza, hemorragia, falta de apetite, anemia e cegueira, entre outros.
O medicamento eficaz no combate é o Trypamidium (cloreto de isometamidium), fabricado na Venezuela e com importação limitada pelo Mapa. O mapeamento dos casos, ainda em andamento, pode ser argumento pela liberação da comercialização ou da fabricação do remédio.
Na nota divulgada pelo Mapa, a responsável pelo Serviço de Informação Zoosanitária do Departamento de Saúde Animal, Daniela Pacheco Lacerda, afirma que "os dados oficiais não indicam um surto generalizado". "Trata-se de uma situação específica, localizada em uma região e em uma determinada categoria de produção, cujo fator determinante tem sido o uso de práticas sanitárias inadequadas. A melhor forma de controle e prevenção nesta situação é a conscientização dos produtores para a correção dessas práticas, utilizando-se seringas e agulhas estéreis para cada animal, de forma a impedir a transmissão dessa e outras doenças".
Avaliação - Para o IMA, o ministério está correto, por hora, em descartar a situação de emergência em Minas Gerais. "A emergência sanitária é atribuída a casos de doenças exóticas, nos quais o número de animais mortos em relação aos acometidos é grande, expressivo. A situação da tripanossomose bovina aqui, conforme os dados oficiais, não se enquadra em nenhuma dessas duas especificações", explica o gerente de defesa animal do IMA, Sérgio Luiz Lima Monteiro.
Da mesma opinião compartilha a coordenadora da assessoria técnica da Faemg, Aline Veloso. "Realmente não se pode falar em emergência sanitária. Além disso, os casos são localizados, embora ocorra a subnotificação. Precisamos aguardar a conclusão do mapeamento da doença, feito em conjunto por órgãos, públicos, Faemg e o conselho de medicina veterinária. Nosso foco principal agora é disseminar o máximo possível as boas práticas sanitárias e conscientizar o produtor sobre a importância de informar ao órgão de defesa a ocorrência de casos da doença em seu rebanho".
A notícia é do Diário do Comércio.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/10/2014

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/10/2014

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/10/2014
FRUTAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/10/2014
FRUTAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/10/2014

PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/10/2014

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 02/10/2014
VASSOURAS - RIO DE JANEIRO
EM 02/10/2014
PRATA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 01/10/2014