Mais uma bola de sorvete para os americanos: consumo de gordura volta a aumentar
Os americanos querem mais uma bola de sorvete. O aumento da demanda por gorduras do leite está restringindo a oferta do creme utilizado para fabricar a delícia congelada e também a manteiga. Isso está incrementando os custos durante o verão dos EUA, a temporada pico. Depois de décadas tomando menos sorvete, os consumidores americanos deixaram de evitar os produtos com maior teor de gorduras do leite, o que está provocando um aumento dos preços no varejo enquanto o custo do leite desnatado cai.[...]
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“Os americanos finalmente estão se apaixonando de novo pela gordura do leite”, disse Ted Galloway, vice-presidente da Galloway Co., produtora de misturas congeladas de leite em Neenah, Wisconsin, que está vendo um crescimento de dois dígitos no volume neste ano. A companhia é a maior produtora de leite condensado açucarado dos EUA.
Embora algumas fabricantes de sorvete estejam sofrendo porque o aumento dos custos está reduzindo as margens de lucro, a melhoria da demanda pelas casquinhas e copinhos está impulsionando o crescimento de empresas varejistas como a Baskin-Robbins, que administra a maior franquia de sorveterias.
Ex-vilões
As gorduras do leite deixaram de ser consideradas inimigas da saúde e as pessoas estão voltando a consumir alimentos como leite integral e manteiga, ao invés de leite desnatado e margarina, disse Dave Kurzawski, corretor sênior da divisão de laticínios da INTL FCStone Inc., em Chicago.
Durante os 12 meses encerrados em 12 de julho, as vendas de manteiga, que tem cerca de 80 por cento de gordura, aumentaram 17 por cento, as de leite integral avançaram 3 por cento, e as de sorvete, 2,7 por cento, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IRI, de Chicago. Durante o mesmo período, as vendas de leite desnatado caíram 5,2 por cento.
Os americanos vêm consumindo menos sorvete há décadas e muita gente continua considerando que ele é uma opção nociva para a saúde. Em 2011, o consumo foi de apenas 5,81 quilogramas por pessoa, uma queda de 16 por cento em um período de dez anos e o valor mais baixo desde 1940, mostram dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
O valor do sorvete e das novidades congeladas à venda no varejo aumentou 10 por cento de 2010 a 2015, o que representa um crescimento zero com o ajuste por inflação, de acordo com a Mintel, empresa de pesquisa de mercado de Londres. Nas 52 semanas anteriores ao dia 25 de julho, as vendas unitárias nos pontos de venda de varejo dos EUA, o que exclui as sorveterias, sofreu uma queda de 0,9 por cento em relação ao ano anterior, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Nielsen Corp.
Novos mocinhos?
Nas pesquisas, 19 por cento dos consumidores disseram que estão comprando menos porque acham que o sorvete não é saudável.
Alguns americanos estão mais preocupados com os carboidratos e com o açúcar adicionado do que com a gordura e muitos “não se importam tanto” com os produtos com o teor de gordura reduzido, disse Sherry Frey, vice-presidente sênior do grupo de perecíveis da Nielsen em Chicago.
As gorduras do leite não estão necessariamente ligadas à obesidade e às doenças cardíacas e até oferecem benefícios, pois elas fazem com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e comam menos, disse Sonya Angelone, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Os alimentos com alto teor de gordura podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que em porções controladas, disse ela.
“Antes dizíamos que era necessário reduzir o nosso teor de gordura, mas agora estamos percebendo que existem algumas gorduras boas e que realmente precisamos delas”, disse Angelone.
As informações são do InfoMoney.
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