Mais da metade dos consumidores britânicos está disposta a pagar mais pelo leite
Apesar de os preços do leite no Reino Unido terem caído de forma significativa nos últimos anos, os consumidores estão dispostos a pagar mais por seu leite, de acordo com nova pesquisa. A companhia de inteligência de mercado, Mintel, descobriu que mais da metade dos consumidores pesquisados estaria disposta a pagar mais de £1 (US$ 1,57) por garrafa de quatro quartilhos (1,89 litros) - ou £0,53 (US$ 0,83) por litro de leite.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Embora esse volume de leite seja vendido tipicamente entre £0,89 e £1 (US$ 1,40 e US$ 1,57) no varejo, o estudo revelou que, em média, os consumidores estariam dispostos a pagar £1,28 (US$ 2,01) por 1,89 litros - £0,67 (US$ 1,05) por litro.
Ao mesmo tempo, um estudo do Conselho de Desenvolvimento Agrícola e de Horticultura (AHDH) do Reino Unido mostrou uma resposta ainda mais forte do que a Mintel, sugerindo que cerca de 80% das pessoas pagariam mais. A diretora de marketing e comunicação, Amanda Ball, explicou: “de acordo com o AHDB Dairy Quaterly Tracker, conduzido pelo YouGov, a esmagadora maioria dos consumidores estaria disposta a pagar mais pelo leite se os produtores fossem receber todo o dinheiro adicional”.
Segundo ela, a última pesquisa, conduzida entre 17 e 19 de abril de 2015, com uma mostra de 2.100, identificou que quatro em cada cinco consumidores estão dispostos a pagar mais pela garrafa de 1,89 litros de leite. E desses, quase um quarto disse que pagaria £0,20 (US$0,31) a mais.
Os resultados da pesquisa são positivas perante um cenário de queda no valor do preço do leite no varejo. As vendas deverão cair para £3,26 bilhões (US$ 5,14 bilhões) em 2015, tendo ficado em £3,49 bilhões (US$ 77,27 bilhões) em 2013. O analista sênior de alimentos do Mintel, Richard Ford, disse que “foi uma grande surpresa que cerca de metade das pessoas estava disposta a pagar mais. Os preços vêm caindo para atrair as pessoas às lojas, de forma que surge a pergunta de se esse nível de corte de preço é necessário”.
Ford acredita que agregar valor ao leite pode ser a solução. “O valor foi arrancado do mercado de leite do Reino Unido nos últimos anos como resultado da guerra de preços no varejo, mas os produtos como leite fortificado e leite de vacas criadas a pasto podem ajudar os operadores a construir valor novamente no mercado. Há espaço para os operadores fugirem dos cortes implacáveis de preços na indústria de leite sem alienar os compradores”.
A pesquisa da Mintel suporta isso, com o valor das vendas de leite sem lactose aumentando em 18% no ano passado e as alternativas aos lácteos frescos aumentando em 31%, de £48 milhões (US$ 75,70 milhões) em 2013 para cerca de £63 milhões (US$ 99,35 milhões) em 2014.
Não são somente aqueles que requerem produtos “livres de” algum ingrediente que estão diversificando suas compras, de acordo com Ford. “As pessoas parecem estar interessadas em expandir seu repertório e não somente pessoas que sofrem de alergias. Isso sugere a nós que há espaço para isso no futuro”.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint.
Em 24/06/15 – 1 Libra Esterlina = US$ 1,57711
0,63397 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.