Maior processadora de lácteos do Quênia adquiriu companhia de Uganda

A maior processadora de lácteos do Quênia, Brookside Dairy Limit, adquiriu a companhia de lácteos de Uganda, Sameer Agriculture and Livestock Limited (SALL). A Brookside Dairy pertence majoritariamente à Familia Kenyatta, da qual o presidente, Uhuru Kenyatta faz parte, enquanto a SALL é subsidiária do Sameer Group, conglomerado queniano com interesses em serviços financeiros, propriedade e agricultura. O Sameer Group pertence a Naushad Merali, que é o segundo homem mais rico do Quênia, com uma fortuna que a Forbes estimou em US$ 550 milhões.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A maior processadora de lácteos do Quênia, Brookside Dairy Limit, adquiriu a companhia de lácteos de Uganda, Sameer Agriculture and Livestock Limited (SALL).

A Brookside Dairy pertence majoritariamente à Familia Kenyatta, da qual o presidente, Uhuru Kenyatta faz parte, enquanto a SALL é subsidiária do Sameer Group, conglomerado queniano com interesses em serviços financeiros, propriedade e agricultura. O Sameer Group pertence a Naushad Merali, que é o segundo homem mais rico do Quênia, com uma fortuna que a Forbes estimou em US$ 550 milhões.

O acordo determinará que a Brookside assuma a administração dos produtores contratados e ativos da SALL, incluindo a produção de seus produtos lácteos frescos, que possuem uma participação significativa de mercado em Uganda. A Brookside também modernizará todas as instalações de resfriamento e processamento de leite da SALL em Uganda. Os termos do acordo não foram divulgados.

A Brookside, que foi fundada no Quênia em 1993, produz e comercializa leite fresco, iogurte e manteiga em Quênia, Tanzânia e Uganda. A companhia controla mais de 45% do mercado de leite processado queniano (por com ingestão). Recentemente, a companhia aprofundou sua expansão na África com aquisições na região na África Oriental e está trabalhando atualmente no estabelecimento de uma planta de lácteos na Nigéria. No ano passado, o grupo francês Danone adquiriu 40% de participação na Brookside. A família Kenyatta continua sendo acionista dominante em Brookside, com 50% de participação, enquanto a Abraaj Capital, firma de private equity de Dubai, possui 10% da companhia.

A família Kenyatta é uma das famílias mais ricas da África. Além de sua participação em Brookside, eles possuem extensas propriedades de terra no Quênia, bem como controlam ações em Heritage Hotels, Mediamax e Commercial Bank of África.

A reportagem é da Forbes.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?