A Kellogg apresentou uma melhora surpreendente nas vendas, com crescimento no mercado externo compensando problemas contínuos nos Estados Unidos. As vendas globais da companhia aumentaram 0,6% no trimestre.
“Em todo o mundo, vejo mais oportunidades do que desafios”, disse o presidente da companhia, Steven Cahillane, que assumiu o comando da Kellogg há um mês. A fabricante de Pringles, Pop-Tarts e Fruit Loops tem lutado há anos para acompanhar as mudanças nos gostos dos consumidores, em direção a produtos mais naturais e frescos. Os americanos trocaram os cereais pelo iogurte grego e as barrinhas de cereais por barrinhas com mais proteínas e menos açúcar.
A mudança no perfil de consumo provocou uma enxurrada de redução de custos e aquisições na indústria. A Kellogg comprou recentemente a fabricante de barrinhas proteicas Rxbarpor US$ 600 milhões e disse que planeja adicionar mais produtos Rxbar e colocá-los nas lojas. “Toda a organização está com fome para voltar ao crescimento, e está aberta a novas idéias”, disse Cahillane.
A Kellogg também está cortando custos de entrega de produtos, com redução de pessoas, centros de distribuição e outros custos, que tornaram o negócio mais lucrativo. O lucro operacional cresceu 18% no trimestre.
A empresa está ainda reformulando as receitas de algumas marcas, para incluir ingredientes mais naturais. A companhia informou que continua confiante de que as vendas de cereais melhorarão à medida que os ingredientes saudáveis forem adicionados a marcas focadas em adultos, como Special K e Mini-Wheats.
As informações são do jornal Valor Econômico.