Vivemos uma era de extremos e radicalismos alimentares. Atualmente, as redes sociais e a internet propagam numa velocidade inédita teorias, receitas e dietas da moda que, sem qualquer fundamento, elegem produtos milagrosos, que passam a ser vistos como panaceia para todos os males. Para contrabalançar é preciso apontar vilões. Nos últimos anos, com a moda antilactose, o leite e seus derivados assumiram esse papel.
É com conhecimento de causa que o especialista Almir Meireles, esquenta o debate no livro “Por que bebemos leite – Nutrição e História”. Além de economista, o autor trabalhou como executivo de grandes empresas na área de laticínios no Brasil. Sua expertise o levou a escrever artigos em revistas e a publicar sete livros sobre o assunto. Mas ele é o primeiro a reconhecer que não tem sentido levantar bandeiras: “Eu não penso ou defendo que o leite seja um alimento perfeito e completo, como fui levado a crer durante muito tempo, capaz de suprir o organismo, infantil ou adulto, com tudo de que ele precisa em termos nutricionais, sem quaisquer restrições. Como todo o alimento, ele tem qualidades e limitações. Mas é uma alternativa importante numa dieta equilibrada”.
Com esse ponto de partida, Almir Meireles viaja pela história do leite, cujo consumo iniciou-se há cerca de 7.500 anos. Fala dele na nutrição humana, levanta aspectos de conservação, cita as contribuições da pasteurização, aborda a questão das embalagens e da sustentabilidade na produção. A obra fala ainda de qualidade, do mercado e do desafio das empresas. Do ponto de vista industrial, explica características e diferenças do leite em pó, do esterilizado e do ultrapasteurizado, conhecido como longa vida.
Depois de acompanhar o que se publicou na última década sobre a intolerância à lactose, o autor aborda o tema sem constrangimento ou preconceito. E fala também de algo óbvio: dos benefícios do leite. Essa pluralidade, somada a informações precisas e relevantes, faz da obra uma referência no debate contemporâneo sobre o assunto.
Sobre o autor
Almir Meireles nasceu em Sete Lagoas (MG), em 1950. É economista, consultor, escritor e conferencista. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABVL) e executivo de grandes empresas como Leite Paulista e Grupo Vigor. É sócio-diretor da Brainstock Consultoria Empresarial. E autor de sete livros sobre leite, entre eles: Long Life Milk – A Revolution in Brazil (2011) e Planejamento, qualidade e globalização na indústria de laticínios, 1997-2000, editado em 2000.
Ficha técnica
Título: Por que bebemos leite – Nutrição e História
Autor: Almir Meireles
Selo: Editora Cultura
Preço: R$ 45
Páginas: 272
Lançamento: 14 de outubro, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi – a partir das 18h:30. Avenida Juscelino Kubitschek loja 307/308 2041 - Itaim Bibi – São Paulo/SP. Telefone: (11) 5180-4790
As informações são da Assessoria de Imprensa.
Livro "Por que bebemos leite - Nutrição e História", de Almir Meireles, será lançado nesta semana
Vivemos uma era de extremos e radicalismos alimentares. Atualmente, as redes sociais e a internet propagam numa velocidade inédita teorias, receitas e dietas da moda que, sem qualquer fundamento, elegem produtos milagrosos, que passam a ser vistos como panaceia para todos os males. Para contrabalançar é preciso apontar vilões. Nos últimos anos, com a moda antilactose, o leite e seus derivados assumiram esse papel. É com conhecimento de causa que o especialista Almir Meireles, esquenta o debate no livro "Por que bebemos leite - Nutrição e História".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CARLOS ALBERTO T. ZAMBONI
CAJURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 14/10/2015
Como sempre acontece qdo. o Almir descreve algo sobre o LEITE, este livro certamente também enriquecerá os nossos conhecimentos.
Parabéns Almir.
abs
Zamboni
Parabéns Almir.
abs
Zamboni