NEY BATISTA
MONTES CLAROS - MINAS GERAIS
EM 24/01/2014
Fernando!
Já trabalhei com aspersão convencional; móvel, canhão também móvel, atualmente com micro fixo, programado e com pivot central.
Todos tem suas vantagens e suas desvantagens a serem consideradas:
Sistema móvel, menor custo de implantação, porém mão de obra futuramente é o problema, sistema canhão exige maior pressão de bomba e outros.
Micro, funciona muito bem, automatizado, etc, vc, pode realizar ajustes técnicos, etc, mas em minha região temos problema com qualidade da água, mesmo filtrada, a formação de matéria orgânica nas mangueiras fatalmente é problemas.
Pivot, comentário anterior é bastante pertinente, atente-se pelo equipamento, bem como assistência técnica, não se tem o ´técnico devidamente qualificado a qualquer tempo.
Satisfação pessoal, sou tendencioso ao Pivot, mas aqueles cantinhos de aproveitamento, etc, uma micro vai bem, você levanta o equipamento, abaixa o equipamento, etc.
À cultura, não interessa por que meio você vai lhe fornecer água.
A quantidade é a mesma independentemente do equipamento. Irrigação tem a ver com evapotranspiração e a necessidade da planta, que tem a ver com peso da cultura e outros fatores.
O VENDEDOR não deve ser apenas um tirador de pedido, deve ser um bom técnico.
Espero ter-lhe sido útil.
Ney