Leitor Questiona: "O Pastejo Rotativo Voisin dá bons resultados na prática?"
O leitor do MilkPoint Alexandre Bernardi, de Chapecó/SC, nos enviou um questionamento sobre o pastoreio Voisin. Ele diz ter se interessado sobre o Pastejo Rotativo Voisin e participado de um projeto a respeito do sistema no Oeste Catarinense com produtores de leite. Alexandre frisou que tem notado muitos pontos interessantes do Voisin mas gostaria de ter acesso a mais opiniões sobre o tema.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
“A literatura a respeito do sistema é carregada de bastante fanatismo, percebo que no campo, o negócio é diferente. Se for possível, peço para que o pessoal que tem contato com algum sistema que adota o Pastejo Rotacionado Voisin compartilhe seus apontamentos, pois acredito que será interessante a todos, completou Bernardi.
Você poderia ajudá-lo?
Gostaria de chamar a atenção do produtor para outros tópicos relevantes sobre o assunto?
Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CONTENDA - PARANÁ
EM 14/07/2020
Voisin, era um cientista limitado a sua época, suas pesquisas, e principalmente todas suas anotações da vivência entre solo, ervas e animais, criou uma filosofia do conhecimento, por isto não existem métodos e nem sistemas, são pensamentos e comprovações , muito maiores que isto, do que sistemas.
Alguns pesquisadores, principalmente no Brasil, tentaram de forma simplória criar, métodos e sistemas, ignorando na verdade o fundamento e a filosofia Voisin.
Aconselho.a leitura do Livro Dinâmica dos pastos, Suelo hierba e câncer (A.Voisin).
Uma visita a Bagé RS, na propriedade do falecido Dr Nilo Romero, que foi o pioneiro no Brasil a aplicar os conhecimentos de Voisin.
Existem pastoreios racionais, sistemas de pastoreios, mas nunca chamá-los de Voisin, é injusto com o grande cientista, que aliás era bioquímico.
Carlos J Oberleitner
QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS
EM 18/01/2016
Viajei pelos três estados do sul neste início de ano. Ao lado da rodovia se vê muitas fazendas produtoras de leite. Áreas bem piqueteadas e manejadas intensivamente contei duas entre centenas. Sabe aquela imagem produtiva que lhe chama atenção. Pois é, chama atenção por serem raras.
Se existem tão poucas isso é por que os produtores não acreditam realmente neste sistema. Não crendo não realizam o que deveria ser feito e o potencial jamais será alcançado. Na ânsia de obter alta produção endividam-se desnecessariamente e esquecem preceitos básicos da agricultura.
Tudo isso no país com as melhores condições do mundo para se produzir neste sistema. Triste!

QUATIGUÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/01/2016
O que pode ser comentado da dieta com silagem de capim napie + (quirera de milho/soja/aveia/sal proteinado) + o pastejo rotacionado no mombaça?

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/01/2016

LINDÓIA DO SUL - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/01/2016

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/01/2016
Trabalho com piquete rotacionado à cinco anos, tenho aumentado a área todo ano, mas concordo com o Luiz precisa se preocupar com trato na seca, e com o manejo, pois da trabalho. Outra coisa a se preocupar, é não fazer lotes muito grandes ,pois na época da seca os corredores e a sala de espera faz muito barro. Outra preocupação que tem que ter é com sombra.
Mas diminui um pouco o custo e aumenta muito à lotação de gado por área.
Boa sorte.
SÃO BONIFÁCIO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 14/01/2016
Forte Abraços
Jailso Epping
Eng. Agrônomo

GUARUJÁ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 14/01/2016