Leitor questiona: Consórcio de gramíneas e leguminosa

O produtor Andre Mendes, de Itajubá/MG, proprietário do Sítio Capinzal, tem dúvidas sobre o uso de determinada área na propriedade. A área já está ocupada por capim Napiê (Pennisetum purpureum) e agora ele tem interesse em incluir capim Estrela (Gênero Cynodon) e Amendoim Forrageiro no espaço. Ele usou o nosso Fórum Técnico de Pastagens e Conservação de Forragens para buscar ajuda. Você poderia ajudá-lo?

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0



O produtor Andre Mendes, de Itajubá/MG, proprietário do Sítio Capinzal, tem dúvidas sobre o uso de determinada área na propriedade.

A área já está ocupada por capim-Napiê (Pennisetum purpureum) e agora ele tem interesse em incluir capim Estrela (Gênero Cynodon) e Amendoim Forrageiro no espaço.

Ele usou o nosso Fórum Técnico de Pastagens e Conservação de Forragens para buscar ajuda.

Andre publicou o seguinte questionamento:

"Tenho em minha propriedade 1 ha capineira (Napier), mas gostaria de plantar cynodon no local para fazer piquete. Será que posso consorciar os dois e ainda colocar um pouco de amendoin forrageiro para ajudar na nitrogenaçao do solo. Essa mistura pode ter em sistemas de piquetes."

Você poderia ajudá-lo?

Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Julian Michel Costa
JULIAN MICHEL COSTA

EM 15/07/2018

Cv belmonte aqui pro RS consorciado com estrela? Oque me dizem?

E depois da geada? Como ambos se comportam?

Tem muito pouco sobre a estrela para estudar... Tf85 e jiggs sei que não dão muita bola para geada mas e a estrela roxa?

P. S estrela roxa tenho mudas no 0800 tifton85 e jiggs aqui ta uma loucura 2500 reais por hectare plantada!
mauro Araujo
MAURO ARAUJO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/05/2015

Caro André!

Se voce quer investir pouco, tudo o que foi escrito aqui basta! Caso voce queira melhorara a qualidade da pastagem, trocaria o napier que tem baixa carga proteica pelo tifton 85 que é excelente em proteína em pasto rotacionado. Eu fiz isto e só tive ganhos.
Claudio Manoel Livramento
CLAUDIO MANOEL LIVRAMENTO

WENCESLAU BRAZ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2015

Caro André, eu concordo completamente com nosso colega catarinense Alexandre.

Você deve aumentar a densidade do Napier, fazer correções e adubações no solo da área, corrigir possíveis inadequações no piqueteamento e ajustar a carga animal em função da oferta de forragem. Daí é só trabalhar certinho a altura de entrada e saída dos piquetes em função da necessidade do Napier e fazer as adubações de reposição. Tenha a certeza de que os investimentos serão menores e o ganho será muito compensador. Se quer trabalhar com leguminosa, considere a possibilidade de fazer uma área de pré-secado de aveia, de azevém ou de ambos. Abraço e sucesso!
ALEXANDRE BERNARDI
ALEXANDRE BERNARDI

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/05/2015

Caro André;

Talvez seu problema seja mais do manejo das pastagens do que da cultivar que utiliza. Certifique-se que está adubando adequadamente a pastagem ou utilizando uma carga animal adequada para sua pastagem. Como os colegas Martinho e Ronaldo já citaram, o Napier é um pasto de alta qualidade e com ajustes no manejo pode ter ganhos significativos em sua produtividade. Também pode realizar um replantio para aumentar a densidade da pastagem (dependendo da situação da mesma).



Quanto ao amendoim forrageiro, ele tem baixa resistência ao pisoteio, então necessita de muitos cuidados no manejo para prevalecer.
Marcelo Erthal Pires
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/04/2015

Caros

um capim ser produtivo é uma coisa, gerencia-lo nos piquetes, para ser consumido na sua melhor fase é outra completamente diferente !

A Embrapa Gado de Leite por 30 anos, falou das vantagens de rotacionados de Napier, depois de uma hora para outra largou para lá !



                 Um abraço a todos e votos de sucesso ! Em especial para o Ronaldo !


andre mendes
ANDRE MENDES

VIRGÍNIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/04/2015

Tenho 3 duvidas:

1 - O que acontece é que tem muito espaço vazio no meio do capim, queria uma maior cobertura do solo, um maior aproveitamento da terra, sendo que o capim dá touceiras e não cobre a terra inteira.

2 - Outro problema é que a propriedade está localizada a 1300 metros de altitude, a temperatura media é baixa, sendo assim, achava que com cynodon (estrela ou tifton) daria mais resultado, pois mesmo com temperatura mais baixa continua a crescer e o capim não.

3 - O intervalo de retorno aos piquetes é menor com cynodon do que com capim, necessitando assim de menos piquetes, sendo que a área é pequena.

Desde já agradeço as ajudas.
Martinho Mello de Oliveira
MARTINHO MELLO DE OLIVEIRA

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/04/2015

Caro Ronaldo, concordo com o André, essa sua forragem é muito produtiva. Só trabalhar com ela que dá muito resultado.
Ronaldo Marciano Gontijo
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2015

Prezado André,



Divida seu capim em piquetes e faça adubação do mesmo. Não faz sentido arrancar um capim de alta produção e qualidade para colocar outro. Esquece o amendoim forrageiro, ele não vai pra frente nem no meio do estrela e e nem do napier.
Qual a sua dúvida hoje?