O leitor Joaz, de João Pessoa - Paraíba, postou um questionamento no Fórum do MilkPoint sobre como calcular a quantidade de água diária necessária para irrigar uma área de 1,8 hectares dividida em 30 piquetes de 600m² plantados com Capim Vaquero. Ele diz que a temperatura média anual da região é superior aos 30ºC (sertão da Bahia) e a pluviosidade fica em torno dos 600 a 700mm/ano divididos praticamente de novembro a fevereiro. Levando em consideração que o pasto será destinado a vacas da raça Girolando que permanecerão um dia em cada piquete, qual é o volume diário de água necessário para que Joaz consiga irrigar esta área?
Segue o relato detalhado:
Estou iniciando um projeto de produção de leite no sertão da Bahia e gostaria de informações que me ajudem nesta tarefa.
- Tenho uma propriedade de 20 hectares com uma disponibilidade de água (poço) de 18 mil litros por dia; tenho um reservatório de 40 mil litros. Consigo extrair dele essa quantidade por dia! Dentro de uma visão sustentável!
- Pretendo plantar Capim Vaquero por diversas razões (plantio por semente, resistência à seca, produção de forragem, poder de rebrote)
- A pluviosidade de minha região fica na faixa de 600 a 700mm/ano, sendo distribuídos entre novembro a fevereiro.
- Objetivo: criar 20 a 25 vacas com produção estimada de 20 litros/dia em sistema de pastejo rotacionado e duas ordenhas.
- O solo é de boa qualidade e farei adubação com ureia e esterco;
Questionamentos:
- Meu projeto é possível? Lembrando que a área que pretendo irrigar é de apenas 1, 8 hectares! Qual seria minha necessidade diária de água para o projeto?
- Minha fonte de água é suficiente para irrigação dos piquetes ou será necessário buscar outra fonte?
- O capim é o mais indicado?
- O dimensionamento dos piquetes está adequado, levando em consideração que o gado é da raça girolando?
Joaz - João Pessoa / Paraiba
Compartilhe com Joaz suas experiências e conhecimento sobre o assunto! Ajude-o deixando o seu comentário abaixo!
