Leitor Questiona: capim mombaça no Rio Grande do Sul

O nosso leitor Pierre Fidalgo, de Rio Grande - RS enviou uma pergunta através da foto postada pelo leitor Bruno V. Nadruz, que mostra a emissão de novas folhas e perfilhos após o corte via pastejamento. Você tem informações sobre a planta ou sobre a região para ajudar o Pierre?

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

O leitor Pierre Fidalgo, pecuarista de Rio Grande/RS comentou a seguinte foto, enviada para o site por Bruno V. Nadruz, de Ribeirão Preto/SP, denominada como "Capim Mombaça":



Na foto, de 2012, Bruno ressalta o potencial produtivo das forragens tropicais, mostrando as novas folhas e os perfilhos da planta.

Pierre gostaria de ajuda quanto às características do Capim Mombaça, devido ao clima e solo da região que reside. Abaixo, o comentário:

"Bruno Boa tarde,

Tenho uma propriedade na região Sul do RGS, (Rio Grande/RS), uma região com a temperatura muito baixa no inverno e muito chuvoso tambem, gostaria de saber se o Capim Mombaça poderia ser uma opção para minha região.
O solo é bem argiloso, ou seja, no inverno é macio e encharcado e no verão muito duro.
Qual a época que eu poderia plantar esta especie de capim caso seja indicado.
Obrigado.
Pierre
"

Você teria alguma informação relacionada ao tema? Seja sobre a região, seja sobre o capim, comente e ajude o leitor!


QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

robeerto bertazzoli
ROBEERTO BERTAZZOLI

GONÇALVES - MINAS GERAIS

EM 08/02/2017

melhor capim para a região de Gonçalves, MG, com altitude de 1400 mts, para equinos.
Carlos Francisco Geesdorf
CARLOS FRANCISCO GEESDORF

CAMPINA GRANDE DO SUL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 22/06/2015

Bom dia. Vejo que todos direcionam ao plantio de Tifton 85. Pergunto: qual a melhor maneira de plantá-lo, ja tentei plantar em ramas e até chumaços em covas mas não vingou, meu terreno é muito quebrado e praticamente não tem partes planas, o Tifton 85 só da em areá plana????? A terra tem que ser muito adubada??????? Aqui não da praticamente para adubar de tanto declive.

Obrigado.

Carlos.
Antonio de Castro Junior
ANTONIO DE CASTRO JUNIOR

JOANÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/06/2015

Obrigado pelas dicas, amigo. Pesquisarei a fundo e tratarei de colocar em prática. Abraços a todosg
leonel firpo lucas
LEONEL FIRPO LUCAS

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/06/2015

para o nosso clima o melhor perene é o tifton 85 no inverno bem frio assim mesmo ele dá um pequeno desenvolvimento porque nosso clima é frio durante a noite , durante o dia não temos mais de cinco ,seis dias por ano que a temperatura não atinja doze graus.E se no mês de março plantares aveia e azevém no meio do tifton  estarás com pasto para pastorear todo o inverno.
Antonio de Castro Junior
ANTONIO DE CASTRO JUNIOR

JOANÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/06/2015

Saudações.

Sou produtor em Joanópolis, e aqui, a 1200 metros de altitude, as geadas costumam ser severas e as temperaturas oscilam perto dos 3 graus, 5 graus, com alguma frequência no inverno. Que cultivar seria mais indicada? Agradeço e parabenizo o conhecimento e a ajuda dos amigos leitores e dos profissionais do milkpoint.
Carlos Eduardo Freitas Carvalho
CARLOS EDUARDO FREITAS CARVALHO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/06/2015

Pierre, boa noite!



O capim mombaça é uma das gramíneas de maior potencial produtivo utilizadas no Brasil. No Estado do Rio Grande do Sul ela se adapta bem de final de novembro até meados de março, quando se inicia a chegada das primeiras frentes frias. Contudo, em regiões de geadas intensas, suas touceiras morrem a ponto de não haver mais rebrota de sua base. Portanto, se sua propriedade se encontra em uma localidade de fortes geadas, seria interessante pensar em outras gramíneas como a Tifton-85 e o Jiggs, já que estes vegetais suportam mais as adversidades do inverno no sul do país.



Um abraço
Qual a sua dúvida hoje?