Leite reduz risco de desenvolver cáries após ingestão de açúcar, mostra pesquisa

Um estudo, publicado na edição de julho do Journal of the American Dental Association, mostra que a ingestão de um copo de leite após o consumo de cereais com açúcar pode reduzir os níveis da placa dentária ácida e prevenir danos ao esmalte dos dentes que levam às cáries.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os dentistas podem não aprovar os cereais açucarados no café da manhã, mas uma nova pesquisa mostrou que o consumo de leite depois da ingestão de açúcar pode reduzir os riscos de desenvolver cáries, de acordo com o Science Daily.

O estudo, publicado na edição de julho do Journal of the American Dental Association, mostra que a ingestão de um copo de leite após o consumo de cereais com açúcar pode reduzir os níveis da placa dentária ácida e prevenir danos ao esmalte dos dentes que levam às cáries.

“Os resultados de nosso estudo mostram que somente o leite foi capaz de reduzir a acidez da placa dentária resultado do consumo de Froot Loops contendo açúcar”, disse Shilpa Naval, que conduziu o estudo sob direção de Christine Wu. “Acreditamos que o leite ajudou a mitigar os efeitos danosos do carboidrato fermentável e equilibrar o pH da placa reduzido anteriormente”.

Wu e sua equipe pediram a 20 adultos para consumirem 20 gramas de Froot Loops seco e, depois, consumirem diferentes tipos de bebidas, incluindo leite integral, suco de maçã e água. Os resultados mostraram que a ordem dos alimentos consumidos tem um papel na prevenção de cáries.

“Os resultados do estudo anterior sugeriram que o último item alimentício consumido exerce maior influência no subsequente pH da placa”, disse Wu. Por exemplo, comer queijo após uma refeição com açúcar reduz a produção de ácidos e os consumidores podem modificar sua dieta de forma a prevenir os efeitos causadores de cáries dos alimentos açucarados”.

Essa não é a primeira vez que os produtos lácteos mostraram ter efeitos protetores contra cáries. O queijo, rico em caseína e cálcio, tem um papel importante na estabilização e no reparo do esmalte dentário. Outro estudo, do jornal General Dentistry mostrou que comer queijos pode reduzir os ácidos que causarão cáries e doenças de gengiva.

A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?