Leite encarece 96,8% no Grande ABC
Mais café, menos leite. Essa é a medida da xícara no café da manhã daqueles que moram na região. Isso porque faz algum tempo que o leite tem encarecido e pesado no bolso dos consumidores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), responsável pela pesquisa semanal da cesta básica no Grande ABC, realizou o levantamento a pedido do Diário.
A explicação para a inflação do laticínio é um descompasso entre a produção nacional e o consumo, que vem crescendo anualmente. “Há alguns anos a bebida era vendida a preços muito baixos e isso desestimulou os pecuaristas a aumentar as produções, já que todo o processo é caro e necessita de investimentos (constantes)”, conta o engenheiro agrônomo da Craisa, Fábio Vezzá de Benedetto.
Além do aumento do consumo das famílias, as indústrias fabricantes laticínios também aumentaram a produção de diversos itens lançados no mercado, elevando a demanda da matéria-prima.
Como se não bastasse, no meio do ano, principalmente, o inverno deixou os pastos secos e os produtores precisaram gastar mais para alimentar o gado com ração, cuja base são a soja e o milho. “Eles repassam esses gastos adicionais ao vender o produto final, não tem como”, conta o engenheiro agrônomo.
De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), as elevações nos preços do leite ao produtor nos últimos meses foram sustentadas pelo consumo aquecido da população, que, mesmo com a valorização dos derivados lácteos nos supermercados, não deixou de adquirir esses produtos.
A boa notícia é que desde setembro os preços demonstram tendência de queda. “Agora, os preços dos derivados devem se estabilizar, principalmente os do leite UHT, já que o consumo pode não se sustentar. Além disso, o movimento de recuperação da produção de leite segue firme, ainda que este seja período de entressafra”, aponta o relatório mensal do Cepea.
As informações são do Diário do Grande ABC.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

UBERABA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 08/10/2013
Joselito

ITAPIRANGA - SANTA CATARINA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 08/10/2013