Leite e derivados registra reajuste nos preços acima da inflação geral

A inflação volta a assustar o consumidor brasileiro, e são os alimentos que apresentam as maiores altas. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado o indicador oficial da inflação, fechou março com alta de 0,47%, chegando nos últimos 12 meses a 6,59%, valor acima da meta estimulada pelo Governo Federal, que é de 6,5%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A inflação volta a assustar o consumidor brasileiro, e são os alimentos que apresentam as maiores altas. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado o indicador oficial da inflação, fechou março com alta de 0,47%, chegando nos últimos 12 meses a 6,59%, valor acima da meta estimulada pelo Governo Federal, que é de 6,5%.

Nos últimos 12 meses o IPCA exclusivo de leite e derivados acumulou aumento de 8,63%. A tendência de reajuste nos preços do leite e derivados acima da economia como um todo foi acentuada nos últimos meses, enquanto o IPCA de leite e derivados acumulado em 2013 foi de 2,07%, no mês de março (1,34%), o IPCA geral no acumulado do ano foi de 1,94%, e 0,47% no mês de março.

A tendência dos últimos meses de reajuste dos preços do leite e derivados acima do IPCA geral pode ser confirmada no gráfico 1, onde é tabulado o Índice de inflação com base 100 em janeiro de 2009.

Gráfico 1 – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, com base 100 em janeiro de 2009.



Fonte: Elaborado pela Equipe do MilkPoint com base nos dados do IBGE.

A tendência de reajuste nos preços dos produtos lácteos também é observado no contexto internacional, sendo que o FAO Food Price Index, medida de variação mensal dos preços internacionais divulgados pela Food and Agriculture Organization registrou aumento nos preços dos alimentos de 0,75%, no acumulado de 2013, e de 0,8% no mês de março. Enquanto o índice exclusivo para produtos lácteos teve aumento de 14,5%, no acumulado do ano, e 11% no mês de março.

A evolução da FAO Food Price Index pode ser observada no gráfico 2, onde é tabulado o índice com base 100 em janeiro de 2009.

Gráfico 2 – FAO Food Price Index, com base 100 em janeiro de 2009.



Fonte: Elaborado pela Equipe do MilkPoint com base nos dados da FAO.

O índice da FAO exclusivo dos produtos lácteos registrou em março seu maior valor desde novembro de 2007. O aumento nos preços recente é considerado reflexo da oferta de leite apertada no contexto internacional, num momento em que os estoques dos principais países produtores apresentam queda e o fato do maior exportador de leite, a Nova Zelândia, enfrentar uma das maiores secas de sua história recente. Simultânea a dificuldades na oferta, analistas internacionais relatam que a demanda por produtos lácteos segue firme no mercado internacional, cenário propício ao aumento do preços.

A matéria é da Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gelmar Foltz
GELMAR FOLTZ

SAPUCAIA DO SUL - RIO GRANDE DO SUL

EM 16/04/2013

este aumento já vem inflacionando a muito tempo , só fico apavorado o pessoal que produz ali no Cristal RS ganhando 0.71 centavos  por litro e eu pagando aqui em Sapucaia do sul R$ 2.39 em média por litro, alguem ta faturando  eu e o agricultor que produz o leite com muito sagrificio e custo alto não.
Luiz Shinichi Oyama
LUIZ SHINICHI OYAMA

LINS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/04/2013

De novo os alimentos serão responsabilizados pelo aumento da inflação em nosso país.

E se por um lapso de competencia nossos governantes ( federal, estadual e municipal ), dessem a devida ( ou pelo um pouco ) atenção ao segmento agricola/agropecuária, COM CERTEZA a situação economica e financeira do nosso país seria outro.

Haja visto que até hoje quem equilibra e torna positivo nossa balança comercial e nosso PIB é o setor agrícola/agropecuária.

Não podemos deixar que os alimentos sejam considerados responsaveis pela alta da inflação, isso é só desculpa de quem não sabe administrar nosso país.
Qual a sua dúvida hoje?