Sua pesquisa mostrou que o volume de vendas no varejo de leite com sabor na Índia atingiu 72 milhões de litros em 2015, 31% a mais que os 55 milhões de litros em 2012. O valor das vendas varejistas de leite com sabor cresceu 40% no mesmo período, atingindo Rs 8 bilhões (US$ 125,57 milhões) em 2015, com relação aos Rs 5,7 bilhões (US$ 89,47 milhões) em 2012.
Ranjana Sundaresan, analista global de alimentos e bebidas do Mintel disse que o segmento de leite com sabor embalado tem apresentado um aumento do nível de interesse e, por sua vez, isso levou a uma maior inovação de produtos no país.
"O leite com sabor ganhou terreno na Índia ao longo dos últimos anos, e a maioria das companhias de lácteos do país apresenta alguma forma de bebida com sabor em seu mix de produtos. Houve até inovações de empresas que normalmente não estão associadas ao espaço de produtos lácteos. Grande parte do crescimento varejista da categoria na Índia pode ser atribuído ao fato de que os consumidores urbanos indianos estão se abrindo a produtos lácteos de valor agregado, particularmente por sua conveniência e benefícios para a saúde. A popularidade do leite com sabor embalado na Índia também é devido à preferência dos consumidores por garantia de segurança”.
A pesquisa encontrou que 64% dos consumidores de bebidas lácteas pré-embaladas prontas para beber (RDT) na Índia concordam que as bebidas lácteas RTD são saudáveis e 48% dizem que as bebidas lácteas fornecem energia. Mais de metade (54%) desses consumidores veem esses produtos como escolhas convenientes, enquanto quase metade (46%) concordam que esse tipo de bebida é higiênica.
"Dadas as crescentes preocupações com a saúde na Índia, os consumidores urbanos estão trocando opções de bebidas menos saudáveis como refrigerantes gaseificados e sucos, pelo leite com sabor. Nossa pesquisa indica que os pais de famílias com adolescentes são uma oportunidade para os produtores de leite com sabor, pois eles são mais propensos a reconhecer os benefícios para a saúde e os nutrientes que acompanham bebidas lácteas pré-embaladas prontas para beber. Existe potencial para a inovação em sabores, formatos e formulações que estão em sincronia com o que atrai as crianças, ao mesmo tempo que cumpre os requisitos nutricionais - uma característica importante para os pais”.
As descobertas da Mintel mostram que sete em cada 10 (71%) pais indianos com crianças de 13 a 17 anos consideram saudáveis as bebidas lácteas pré-embaladas prontas para beber, enquanto uma em cada três (32%) pensa que são uma boa guloseima.
Olhando para o futuro, o café da manhã crescerá como uma ocasião em que empresas e fabricantes de produtos lácteos podem aproveitar as oportunidades. A pesquisa do Mintel descobriu que mais de um em cada quatro (28%) consumidores de bebidas lácteas pré-embaladas prontas para beber consomem o produto no café da manhã.
"Nossa pesquisa sugere que o café da manhã é uma oportunidade para as empresas da indústria de lácteos, mas atualmente poucos lançamentos destacam esse posicionamento. No mundo acelerado de hoje, os consumidores não têm tempo para um café da manhã sentado e estão à procura de opções convenientes de alimentos e bebidas que os mantenham saciados e alimentados enquanto estão em movimento. Isso abre espaço para inovações de lácteos fortificadas e de valor agregado do tipo on-the-go [para consumir em movimento] que fornecem saciedade, ao mesmo tempo em que oferecem aos consumidores suas necessidades nutricionais para o café da manhã”.
Em 04/08/17 – 1 Rúpia Indiana = US$ 0,01570
63,5755 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.