Lei obriga informação no rótulo sobre presença de lactose em alimentos

Alimentos que contenham lactose deverão possuir essa informação no rótulo da embalagem. É o que determina a Lei 13.305/2016, sancionada sem vetos e publicada no Diário Oficial da União desta última terça-feira (5). As indústrias têm o prazo de 180 dias a partir de agora para adotar a medida.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Alimentos que contenham lactose deverão possuir essa informação no rótulo da embalagem. É o que determina a Lei 13.305/2016, sancionada sem vetos e publicada no Diário Oficial da União desta última terça-feira (5). As indústrias têm o prazo de 180 dias a partir de agora para adotar a medida.

O texto sancionado pela Presidência da República é o do Projeto de Lei do Senado (PLS) 260/2013, aprovado em decisão terminativa (final) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em 8 de junho. A CAS rejeitou o substitutivo da Câmara (SCD) 1/2016. Esse texto previa que, além da lactose, o rótulo indicasse a presença da caseína, a proteína do leite. Proibia ainda o uso de gordura vegetal hidrogenada na composição de alimentos para consumo humano produzidos ou comercializados no Brasil. O relator no Senado, senador Dalirio Beber (PSDB-SC), apresentou parecer contrário ao substitutivo.
 
Quanto à obrigação de indicar a presença de caseína, Beber alegou que norma mais ampla foi editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 26/2015. A resolução dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Isso, na avaliação do relator, "torna desnecessária, e até inoportuna" a aprovação da emenda da Câmara.

Sobre a proibição da gordura vegetal hidrogenada, Beber entendeu que a iniciativa deve ficar a cargo da Anvisa, "órgão ao qual compete editar normas com esse teor e que dispõe das condições e dos instrumentos técnicos indispensáveis para tomar essa decisão no tempo oportuno, após amplo processo de consulta aos setores interessados".

O texto original do Senado que virou lei obriga, portanto, que os fornecedores informem no rótulo se o alimento contém lactose. O autor da proposta, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), justificou a iniciativa citando resultados de diversos estudos que apontam a elevada ocorrência de intolerância à lactose no Brasil.


Leia também:

Entra em vigor resolução que obriga a indicação de alimentos alergênicos nos rótulos

As informações são da Agência Senado. 

Para quem quiser saber mais sobre a produção de leite sem lactose, o curso on-line “Técnicas de processamento de leite e derivados de baixo teor ou sem lactose”, com a professora Isabela Ferrari, está disponível na Biblioteca do EducaPoint com 20% de desconto! Para mais informações, clique no link: Processamento de leite sem lactose, ou entre em contato: (19) 3432-2199 ou cursos@agripoint.com.br .
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ricardo Dangelo Andrade Reis
RICARDO DANGELO ANDRADE REIS

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 07/07/2016

Bom dia.

Alguns queijos de período de maturação prolongado deixam de possuir a lactose naturalmente. Mas ainda assim estavam sendo aprovados rótulos de produtos (por exemplo Parmesão, Reino e outros mais) com o splash SEM LACTOSE, o que eu acho absurdo, um engodo ao consumidor. Mas eram aprovados sob força de liminares conseguidas pelas associações de laticínios. Agora teremos que definir quais queijos possuem a lactose e quais não possuem. Para os demais produtos lácteos a presença é natural, salvo nos casos que se usa a lactase no processo de fabricação. Só não sei se teremos laboratórios suficientes para determinar a presença ou não de lactose para embasar a fiscalização.
Qual a sua dúvida hoje?