De acordo com a diretora comercial da BonQ, Mariana Pinheiro, os primeiros queijos chegaram ao mercado no início de outubro e a expectativas em relação à aceitação são positivas.
Os queijos estão disponíveis nos mercados do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Fortaleza e Goiás. Em Minas Gerais, o produto foi lançado esta semana durante a Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas) e deve chegar ao mercado nos próximos dias.
Os planos para o lançamento da linha foram iniciados em 2016, após um levantamento de mercado, que identificou a necessidade de oferecer produtos de alta qualidade a preços mais acessíveis, incentivando o consumo diário.
“Descobrimos que existe esse nicho de mercado que não é trabalhado pela indústria. Os produtos disponibilizados são sempre muito parecidos e os mais diferenciados têm preços elevados, o que restringe o consumo. Percebemos que existe uma grande demanda por queijos premium de dia a dia e resolvemos desenvolver uma linha de queijo de alta qualidade a preços mais acessíveis para ser consumido todos os dias e não só em momentos especiais”, explicou.
A aposta na nova linha tem dado certo e a produção diária de queijos no Laticínios União está em torno de 7 toneladas por dia. De acordo com Mariana, somente na linha de queijos o crescimento mensal registrado desde o início do ano varia de 20% a 36% ao mês. Mariana destaca que os consumidores estão buscando, cada vez mais, produtos de alta qualidade, práticos e diferenciados.
Para atender a esta demanda, os queijos são embalados a vácuo e em queijeiras, que além de facilitar o armazenamento nas geladeiras, mantém as condições ideais para a continuidade da maturação. A linha bonQ é composta por queijos tradicionais e sem lactose, como o minas padrão, o colonial, o muçarela e o queijo prato. A linha reserva é composta por queijos finos, como o reino, gouda, parmesão e queijo gruyère.
Mariana explica que o investimento na diversificação da produção é importante para atender a demanda do consumidor e sair da instabilidade do mercado do leite in natura.
Valor agregado
Os negócios do Laticínios União, que é uma empresa familiar, envolviam apenas a comercialização do leite in natura, que era adquirido dos pecuaristas e vendido para os laticínios. Devido à alta qualidade do leite produzido na região e as constantes variações de preços, a família investiu na construção de uma queijaria no Laticínios União e, a partir de 2015, passou a produzir queijos.
“A ideia de fabricar queijos, além de diversificar o mercado, é também uma saída para a grande instabilidade do mercado do leite in natura. As políticas comerciais do leite não favorecem a estabilização dos preços do produto, que registra desvalorizações constantes e concorre com o leite importado. O queijo, em si, já é valorizado pelo consumidor e tem um bom valor agregado. Dessa forma, conseguimos ter maior estabilidade e planejar investimentos”, explicou Mariana.
Confira o vídeo da nova linha BonQ:
https://www.facebook.com/BonQOficial/videos/1297517247044415/
As informações são do Diário do Comércio.