ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudos apontam que alto teor de gordura em lácteos não causam obesidade infantil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

Uma revisão de pesquisa da Austrália mais uma vez levantou questões sobre os conselhos atuais sobre laticínios para crianças, depois de descobrir que produtos lácteos com alto teor de gordura não aumentam o risco de obesidade ou doença cardíaca. A principal autora, Therese O´Sullivan, professora associada da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade Edith Cowan, disse que os resultados apontam a necessidade de melhores evidências na área de nutrição infantil em laticínios.

"As diretrizes alimentares na Austrália e em outros países recomendam que as crianças consumam principalmente produtos lácteos com baixo teor de gordura para manter um peso saudável e uma boa saúde cardiovascular", disse ela. "Descobrimos que produtos lácteos integrais não estavam associados a níveis aumentados de ganho de peso ou obesidade", completou Therese.

Os laticínios com gordura reduzida geralmente são recomendados para adultos e crianças com mais de dois anos devido à sua menor energia e conteúdo de gordura saturada.

Se uma criança está crescendo bem, as diretrizes sugerem que os pais mudem para produtos lácteos com baixo teor de gordura a partir de dois anos para proteger as crianças do risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

No entanto, a equipe de O'Sullivan encontrou estudos sugerindo que as crianças que consumiam baixo teor de gordura ao invés de laticínios integrais estavam substituindo essas calorias da gordura por outros alimentos.

“Isso sugere que laticínios com pouca gordura não causam tanta saciedade quanto laticínios com gordura total, o que pode levar as crianças a consumir mais outros alimentos. Os efeitos na saúde podem depender de quais são esses alimentos substitutos.”

Com a obesidade infantil sendo um problema sério na Austrália — o governo estima que 28% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesidade — a necessidade de diretrizes para os pais baseadas em evidências nunca foi tão grande, de acordo com O´Sullivan. "Os pais já estão sobrecarregados com conselhos conflitantes sobre a nutrição das crianças, especialmente quando se trata de laticínios com alto teor de gordura e com baixo teor de gordura", disse ela. "Precisamos de mais pesquisas de boa qualidade para informar diretrizes baseadas em evidências para os pais, mesmo que isso signifique repensar o que pensávamos que sabíamos sobre laticínios".

O´Sullivan também disse que laticínios integrais podem desempenhar um papel importante em uma dieta equilibrada para crianças em crescimento. "Os laticínios são uma boa fonte alimentar de nutrientes para o desenvolvimento saudável, incluindo proteínas, cálcio, potássio, fósforo e várias vitaminas", disse ela. "Embora as gorduras encontradas nos laticínios integrais sejam principalmente gorduras saturadas, elas não parecem estar associadas aos mesmos efeitos prejudiciais à saúde observados em alimentos como carnes gordurosas".

Publicado na revista Advances in Nutrition, a pesquisa de Edith Cowan revisou 29 estudos realizados em todo o mundo e que examinaram o consumo de produtos lácteos integrais em crianças.

Os pesquisadores descobriram que não havia uma ligação clara entre o consumo de laticínios integrais e o ganho de peso, colesterol alto ou pressão alta em crianças. No entanto, a maioria dos estudos foi observacional, com uma falta de experimentos confiáveis observados.

O’Sullivan também lidera o Milky Way Study de Edith Cowan em colaboração com a Universidade da Austrália Ocidental e o Instituto Telethon Kids.

Este estudo controlado randomizado é o primeiro de seu tipo a investigar os efeitos da ingestão de gordura láctea em crianças. Os resultados devem sair no meio deste ano. "Para a maioria das crianças, o leite é uma parte muito importante de sua dieta, mas não temos evidências suficientes sugerindo se devemos dar a eles produtos lácteos com pouca ou nenhuma gordura", disse ela, quando o estudo começou em 2017. “Tradicionalmente, pensamos em gordura láctea como ruim, porque é principalmente saturada, mas, à medida que vemos mais evidências, percebemos que nem toda gordura saturada é a mesma e que pode haver algo sobre a gordura láctea que a torna diferente de outras gorduras e potencialmente traz alguns benefícios à saúde.”

O estudo contou com a participação de 54 crianças australianas entre 4 e 6 anos de idade, que receberam marcas populares de laticínios por três meses, embora os pais não tenham sido informados se eram de baixo ou alto teor de gordura.

A equipe do Milky Way Study também acredita que laticínios integrais podem beneficiar a microbiota intestinal, a saúde do coração e a melhorar o colesterol e a pressão sanguínea.

Além disso, eles suspeitam que beber leite integral pode até ajudar as crianças a aumentar sua força, auxiliando nos estímulos do cérebro para os músculos, fazendo-os funcionar melhor.

A revisão publicada recentemente por Edith Cowan acompanha uma outra revisão do Canadá em janeiro, que descobriu que crianças que bebiam leite integral tinham um risco 40% menor de estar acima do peso ou obesas.

Nenhum dos 28 estudos de sete países analisados — que envolveram um total de quase 21.000 crianças com idades entre 1 e 18 anos — mostrou que crianças que bebiam leite com baixo teor de gordura tinham menor risco de estar acima do peso ou obesas.

Em agosto passado, a própria análise da Australian Heart Foundation levou a novas recomendações alimentares sobre laticínios para adultos, dando à gordura total um estado de saúde limpo.

Na época, o consultor médico chefe da Heart Foundation, Garry Jennings, aconselhou: “Removemos nossa restrição na ingestão de leite com gordura, queijo e iogurte para australianos saudáveis. Embora as evidências tenham sido confusas, verificou-se que esse tipo de laticínio tem um efeito neutro, pois não aumenta nem diminui os riscos de problemas cardíacos, doença ou acidente vascular cerebral. "Dado isso, acreditamos que não há evidências suficientes para apoiar uma restrição de leite integral, iogurte e queijo para uma pessoa saudável, pois eles também fornecem nutrientes saudáveis como o cálcio".

De acordo com a Nutrition Australia, a maioria dos australianos não inclui laticínios suficientes em sua dieta. A maioria das crianças também precisa aumentar a ingestão de lácteos para atender às recomendações.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela equipe do MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures