A Lanworth disse que espera uma produção mundial de milho de 957 milhões de toneladas e uma produção de soja de 284 milhões, menores ante as previsões anteriores de 961 e 286 milhões de toneladas respectivamente.
Para o trigo, a consultoria reduziu sua previsão para a produção global para o ano safra de 2013/14 para 693 milhões de toneladas, ante 694 milhões.
Em relação aos EUA, a consultoria disse que espera uma produção de milho de 13,65 bilhões de bushels, menor ante sua última estimativa de 13,8 bilhões. A Lanworth também reduziu suas estimativas para a colheita de soja norte-americana para 3,35 bilhões de bushels, ante 3,4 bilhões.
As previsões da empresa para a produtividade do milho nos EUA recuaram para 156,7 bushels por acre, ante 158,8 bushels, e a estimativa para a produtividade da soja foi reduzida para 43,3 bushels por acre, ante 43,8 bushels.
A redução das perspectivas de rendimento se dá por conta de um clima fortemente chuvoso durante o plantio e no período inicial de desenvolvimento das lavouras em Illinois, Iowa, sul de Minnesota e Dakota do Norte.
"Tais condições limitam desproporcionalmente o potencial de produtividade sob condições climáticas ótimas (frio), caso elas ocorram", disse a Lanworth em um relatório. "As perspectivas climáticas para a segunda metade de junho, caso se concretizem, vão levar as temperaturas do período abril-junho nas áreas produtoras dos EUA para mínimas quase recorde, e chuvas a níveis próximos de máximas históricas."
A Lanworth é uma marca da Thomson Reuters Commodities Research and Forecasts. Um porta-voz da consultoria disse que as estimativas apresentadas são pontos médios de intervalos de confiança.
A reportagem é do site Reuters, adaptada pela Equipe MilkPoint.