Desde que chegou ao Brasil em agosto de 2013, a francesa Lactalis deu sinais claros de que tinha grandes ambições para o mercado de queijos do país. Quase três anos depois, a companhia - fundada em 1933 em Laval, na França, como uma pequena fábrica de queijos artesanais - dá passos importantes para buscar se consolidar como líder no segmento no Brasil.
A empresa, que em 2013 comprou a Balkis e no ano seguinte os ativos de lácteos da BRF e fábricas da LBR, iniciou no país a produção de muçarela fresca com a marca Galbani, tradicional na Itália e em outros países europeus. Além disso, está começando a fabricar queijos muçarela e prato, em peça, com a reconhecida marca francesa Président em unidades brasileiras.
A muçarela fresca está sendo produzida na fábrica da Lactalis em Santo Antônio do Aracanguá (SP). Já os queijos muçarela e prato, em peça com a marca Président, são fabricados nas plantas de Ijuí e Três de Maio, ambas no Rio Grande do Sul, e também na unidade paulista.
O CEO da Lactalis do Brasil, o polonês Marek Warzywoda, é econômico nas informações sobre as novas linhas de produção no país, mas não esconde o entusiasmo com o potencial de crescimento no mercado brasileiro de queijos.
Para produzir a muçarela fresca Galbani no Brasil, a Lactalis reorganizou a fábrica de Santo Antônio do Aracanguá, onde foram instalados equipamentos importados da Itália. A Lactalis adquiriu a Galbani, líder em queijos na Itália em 2006. Hoje, o grupo francês tem 20 fábricas no mundo produzindo itens da marca italiana.
A crise no Brasil não amedronta a Lactalis. De acordo com Warzywoda, o interesse pela muçarela fresca cresce no mundo todo, independentemente da situação macroeconômica. Numa primeira etapa, a capacidade de produção de muçarela fresca com a marca italiana no Brasil será de 300 a 400 toneladas para um período de 12 meses. Mas o executivo avalia que haverá espaço para volumes maiores e diz que a empresa tem flexibilidade para produzir mais se houver demanda. O produto será vendido no varejo e no food service. Inicialmente, será distribuído no Estado de São Paulo, mas o plano é ter distribuição nacional.
Sobre a produção de muçarela e queijo prato com a marca Président no país, o CEO da Lactalis do Brasil, novamente, revela pouco. Foram necessários investimentos em equipamentos nas unidades e feitas adaptações em linhas já existentes, diz. O alto consumo do muçarela no país surpreende Warzywoda, que admite que a capacidade de produção desse item é elevada. Segundo ele, os dois produtos se enquadram na categoria commodities e serão comercializados no varejo, em peça para fatiamento ou já fatiados, em todo o país. Os queijos finos da marca Président, como brie, camembert, continuarão a ser importados da França.
A visão da Lactalis, afirma Warzywoda, é que "para ser número 1 no mercado de queijo local, é preciso ter a possibilidade de produzir marcas locais mas também internacionais nesse mercado". Ademais, é preciso "aproveitar a oportunidade de usar matéria-prima local, para ter competitividade", acrescenta.
De fato, a decisão de passar a produzir queijos muçarela e prato com a marca Président no Brasil era uma passo natural para a Lactalis. Isso porque, ao adquirir os ativos de lácteos da BRF, foi acordado que a francesa usaria a marca Sadia para esses queijos por um período determinado. Quando essa transição acabar, a marca Sadia não será mais utilizada pela Lactalis em seus queijos.
Segunda maior na captação de leite no país, a Lactalis produz queijos em cinco de suas 17 fábricas de lácteos no Brasil e tem duas marcas locais para esse produtos, Balkis, focada em São Paulo, e Boa Nata, com presença em Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente. No mundo, a francesa, que é dona da Parmalat, tem mais de 200 unidades de produção em 42 países, e captou 15,6 bilhões de litros de leite em 2015.
As informações são do jornal Valor Econômico, resumidas pela Equipe MilkPoint.
Lactalis já briga pela liderança em queijos
Desde que chegou ao Brasil em agosto de 2013, a francesa Lactalis deu sinais claros de que tinha grandes ambições para o mercado de queijos do país. Quase três anos depois, a companhia - fundada em 1933 em Laval, na França, como uma pequena fábrica de queijos artesanais - dá passos importantes para buscar se consolidar como líder no segmento no Brasil.
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LEOPOLDO LORADOR
EM 24/11/2016
Boa tarde tenho uma pizzaria e estou a gastar mais de uma palete de mozzarela por mês, qual é o preço fa fossa mozzarela,obrigado

ANDERSON PIMENTA
RIO DE JANEIRO
EM 26/10/2016
boa tarde sou comprador de duas lojas de supermercados de paraty rj. que saber como adquirir OS PRODUTOS PRESIDENT,para nossas lojas ???
att. ANDERSON PIMENTA COMPRAS.
att. ANDERSON PIMENTA COMPRAS.