Laboratório nordestino PROGENE informa suspensão do credenciamento junto ao MAPA

Ontem (29/06), o laboratório PROGENE, localizado em Recife/PE, informou a suspensão do seu credenciamento junto ao MAPA. O laboratório executou por dez anos tarefas relacionadas à qualidade do leite dentro dos padrões normativos e das normas de confiabilidade e estabilidade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Ontem (29/06), o laboratório PROGENE, localizado em Recife/PE, informou a suspensão do seu credenciamento junto ao MAPA. O laboratório executou por dez anos tarefas relacionadas à qualidade do leite dentro dos padrões normativos e das normas de confiabilidade e estabilidade.

Segundo Severino Benone Paes Barbosa, coordenador do PROGENE, o laboratório cresceu junto com os parceiros, o que proporcionou o credenciamento pelo MAPA e posteriormente a acreditação pelo INMETRO. “Infelizmente, chegamos no nosso limite e, para não comprometer a qualidade desses serviços prestados, a nossa integridade e a integridade de nossos clientes, o PROGENE oficializou junto ao MAPA a suspensão de suas atividades oficiais como laboratório da Rede Brasileira de Controle de Qualidade do Leite (RBQL)”.

Na nota publicada, Severino sugere que os clientes se dirijam a outros laboratórios da RBQL a fim de realizar as suas respectivas análises da IN 62. “A despeito dessa situação, o PROGENE continuará realizando análises de controle leiteiro para os clientes interessados, dentro de padrões de qualidade estabelecidos. Momentaneamente, estamos executando análises de composição e CCS, enquanto o equipamento de CBT passa por revisão técnica. Por fim, pedimos desculpas por esses transtornos - muito alheios a nossa vontade - e nos colocamos à disposição para outros eventuais esclarecimentos”, concluiu.

Valter Galan, sócio do MilkPoint Inteligência, lamentou o ocorrido. “Com poucas amostras para rodar, a opção foi o descredenciamento. No meu ponto de vista, representa um recuo com relação à qualidade do leite na região Nordeste do país, já que o laboratório era a única referência para a região quanto a análise do leite para qualidade e composição. É uma ‘pena’”, acrescentou.

As informações são do MilkPoint e da Assessoria do PROGENE.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Severino Benone Paes Barbosa
SEVERINO BENONE PAES BARBOSA

RECIFE - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 18/07/2017

Agradeço os comentários solidários dos colegas diante desta situação. Só quem sabe das dificuldades de manutenção de um laboratório desse porte é quem está na labuta diária de cada um deles. Infelizmente, enquanto alguns poucos trabalham para qualificar o leite no país, muitos ainda brincam de produzir leite. Como diz Dr. Pastor Ponce "El sector lechero no es tan blanco como la leche.", ele tem total razão e isso engloba toda cadeia leiteira, principalmente o estado, que tem a função precípua de criar leis e normas e as condições para se produzir leite com qualidade. Quem paga, por fim, essa conta é o consumidor, que acha que todo leite branco é igual. Sem dúvida, o Nordeste não pode ficar sem uma estrutura laboratorial que de suporte às análises de qualidade do leite. Nesse momento, a fim de não por o laboratório em xeque e comprometer as análises dos clientes, tomamos a difícil decisão de solicitar a suspensão temporária das atividades oficiais do PROGENE. Enquanto isso, vamos trabalhar uma solução viável que possibilite o retorno às atividades e sustentabilidade do PROGENE. Isso envolve todos os estados do Nordeste, porque é totalmente utópico imaginar que a região possa contemplar mais de um laboratório dessa natureza. Aliás, a corrida para se montar tantos outros laboratórios é insana, principalmente quando decisões meramente políticas se sobressaem aos posicionamentos técnicos. Na realidade, considerando os serviços prestados atualmente, o Brasil nem precisa de todos os laboratórios já montados. Enquanto não entendermos que esses laboratórios deveriam ter na sua essência a função precípua de analisar o leite de animais, a proliferação que se almeja é totalmente irresponsável, por vários motivos. Por fim, ao comentário de uma pessoa que fez desdém de nossos serviços, é uma pena que não tenha se dado, ao mínimo, a oportunidade de nos conhecer. Certamente, mudaria de opinião e, quem sabe, seria mais parceiro nessa luta quase injusta de manter o PROGENE.                 






Osmar Redin
OSMAR REDIN

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/07/2017

O descredenciamento do PROGENE é uma perda irreparável para a cadeia láctea nordestina, apesar de todo o esforço do Professor Benone e sua equipe. Isso demonstra o quanto a atividade leiteira em nosso país ainda precisa amadurecer!
Wilson Moreira Dutra Jr
WILSON MOREIRA DUTRA JR

RECIFE - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/07/2017

O laboratório PROGENE, atingiu os mais altos padrões de qualidade, haja vista ser acreditado pelo Inmetro e todos os demais requisitos exigidos para a prestação de serviço de excelência. Resolvemos pedir o descredenciamento, por absoluta falta de condições de sustentabilidade, devido à poucas amostras enviadas, até porquê os órgãos fiscalizadores, principalmente os estaduais, não exigem que todos façam controle de qualidade. Quem mais perde é o consumidor.
André Gama Ramalho
ANDRÉ GAMA RAMALHO

BATALHA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/06/2017

A atitude do Professor Benone, confirma sua seriedade pessoal e profissional. Há algum tempo, comentou que não tinha o número de amostras necessário para atingir o ponto de equilíbrio financeiro do laboratório, e as verbas dos convênios foram reduzidas. Se todas a industrias com SIF e SIE, tivessem em seu DNA "qualidade do leite" e enviassem amostras para análise, esta situação não estava acontecendo. Perdem os produtores e as indústrias que estão desenvolvendo um trabalho profissional.
Andrew Jones
ANDREW JONES

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/06/2017

Abriu espaço para outra entidade ou empresa privada fazer o serviço com mais qualidade e eficiência
Everaldo de Albuquerque Alves
EVERALDO DE ALBUQUERQUE ALVES

MACEIO - ALAGOAS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/06/2017

Ê lamentável
Merinaldo Alves Bezerra
MERINALDO ALVES BEZERRA

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/06/2017

Lamentável, o único laboratório credenciado na região para atender as disposições da IN62, em uma região de tamanho continental e desafios gigantes. Um retrocesso para toda a cadeia.
Qual a sua dúvida hoje?