Kátia Abreu: Ideologia? Só durante as férias
"Produtores e o agronegócio podem ter certeza de que vou liderar o Ministério da Agricultura para quem, dentro da lei, quer produzir" - Kátia Abreu.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Quis mostrar que somos todos --produtores rurais, empresas e governo-- parceiros em uma causa comum: o desenvolvimento do país.
O agronegócio brasileiro é grande e complexo. Há gargalos a serem superados: as dificuldades do setor sucroalcooleiro, a necessidade de aperfeiçoar o processo de registro de agroquímicos e de ampliar a cobertura do seguro rural. Também precisamos adequar a política agrícola às especificidades do Norte e do Nordeste. Graças aos investimentos recentes, ampliamos a infraestrutura, mas temos de fazer mais.
Recebi da presidente Dilma Rousseff determinação para inovar. Pensei sobre isso. O que seria, de fato, inovar em um ministério com mais de 150 anos, que ajudou o Brasil a se tornar uma potência exportadora de alimentos e que tem na sua estrutura um ícone da ciência tropical, a Embrapa?
Como inovar quando se está à frente de um setor que, nos últimos 40 anos, contribuiu para reduzir, de 40% para 20% o peso dos alimentos nas despesas das famílias?
Decidi enfrentar o desafio de aumentar o número de produtores da classe média rural. Dos mais de 5 milhões de produtores, 70% são das classes D e E, 6% são das classes A e B e apenas 15%, algo em torno de 800 mil produtores, são da classe média. Estabelecemos como meta dobrar esse número nos próximos quatro anos.
Vamos mapear as 558 microrregiões do país, classificando-as de acordo com suas respectivas dificuldades para formar uma rede de assistência técnica rural, envolvendo órgãos públicos, privados e universidades. Iremos de porteira em porteira para encontrar os que mais precisam de apoio.
Daremos prioridade a tecnologias que aumentem a produtividade. O Brasil tem cerca de 30 milhões de hectares irrigáveis, mas aproveitamos apenas 17% disso. Aliás, a água será o mais novo produto do agronegócio. Nossos produtores de alimentos serão também produtores de água. Quero fortalecer as boas iniciativas nesse sentido.
Para garantir segurança, qualidade e transparência aos que consomem nossos produtos, vamos coordenar um planejamento nacional de defesa agropecuária.
Quero dar ainda mais eficiência ao Ministério da Agricultura por meio de investimento em um modelo de gestão focado em resultados e na transparência. Vamos pôr de pé a Escola Brasileira do Profissional da Agricultura e Pecuária para capacitar e fortalecer os nossos quadros técnicos.
O agronegócio é fundamental para o equilíbrio da economia. Nossos produtores --pequenos, médios ou grandes-- e a agroindústria precisam de um ambiente institucional favorável. Precisam que os custos da burocracia, da regulação ineficiente e, principalmente, que a miopia ideológica de pequenos grupos não inviabilizem a sua atividade.
Todos têm a legítima aspiração de progredir e de melhorar de vida e podem fazê-lo por conta própria --se lhes forem dadas oportunidades. Foi por isso que aceitei o convite da presidente Dilma Rousseff: para ampliar as oportunidades desse importante setor.
Não aceitarei divisão ou segregação. Produtores de todos os portes e as empresas do agronegócio podem ter certeza de que vou liderar o ministério para quem, dentro da lei, quer trabalhar e produzir.
Tenho dito que estarei aberta ao diálogo em torno de ideias e projetos. A sociedade espera de nós trabalho e resultados. A discussão ideológica, por vezes saudável, pode ficar para os momentos de folga.
O texto é da ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu para a Folha de SP.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 20/10/2015
Amém !!!

CAMPINA VERDE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE
EM 14/10/2015

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 13/10/2015
o que podemos avaliar este governo depois de tudo o que vem mostrando o desgoverno e corrupção, que se instalou oficialmente no Planalto e se disseminou por todo o país !
Sinto que a Kátia Abreu, que parecia ter uma carreira 'brilhante', mas agora que 'a canoa esta fazendo água'?
Que Deus proteja o povo brasileiro, honesto, pio (que acreditou neste governo), laborioso e empreendedor, a estes os meus votos de sucesso .

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/05/2015
que de forma educada e elegante me questionaram a poucos dias atrás, nada contra vocês pessoalmente, só no campo das idéias !
e agora que se passaram 60 dias, e o 'mar de lama' que inundou todo o país e afetou à todos. Será que naquela data queriam mais dados, os dados estão todos nos jornais, na TV, na Net, nas conversas de rua, na hora de pagar à gasolina, na hora de pagar a conta de luz...
um abraço e votos de sucesso !

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 31/03/2015
e ainda somos taxados de latifundiários !
Onde vamos parar ?

LUZIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 31/03/2015

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 11/03/2015
Acabou com os Correios, com a Petrobras e tem muito mais para estourar.
Duas empresas invejadas no mundo inteiro e das mais eficazes do mundo, ou não?
A saúde ... a educação ... resta perguntar se você não escuta os clamores da rua, vai a um posto de saúde ou a uma escola pública de um bairro mais modesto
Um abraço e que Deus abençoe o povo brasileiro !

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/03/2015
Desculpa ma acho que você esta exagerando em sua analise, respeito mas não vejo nosso Pais da forma que você esta vendo. Gostaria que você fornecesse mais dados que justifique sua analise.
Abraço

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/03/2015
É muito triste ver produtores tão pessimista e sem esperanças, isso não é bom, não vai ajudar em nada, só vai atrapalhar voces ainda mais, é hora de ver as coisas com mais otimismo e dar credito a uma ministra que esta começando.
MIRANTE DA SERRA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 10/03/2015
Quando você se refere ''acabado com tudo que foi construído neste pais'' você se refere a que construção?

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 10/03/2015
Rezem para Deus ajudar o povo brasileiro, sem saúde, sem educação, sem amor a este chão .... sem respeito a nada !

JATAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/01/2015
NOVA PRATA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 22/01/2015

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/01/2015
Acredito que os recursos são poucos, mas acho que o maior problema ainda é administrativo. Um bom gerente tem que gerar um grande resultado com cada vez menos, é o que esperamos da Ministra. Um exemplo de má administração é a ausência da Emater, Embrapa e de outros orgãos que existem para nos dar assistência e não dão.
Abraços

EM 19/01/2015

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/01/2015

LUZIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/01/2015

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 17/01/2015
Realmente será um grande desafio, no entanto, melhor ela que qualquer um outro petista já com crachá de corrupto e desonesto.
Vamos fiscaliza-la de perto e quem estiver junto com a mesma, por favor denuncie o errado, e não sejamos covardes de ficar em silencio, pior !!!

EXTREMA DE RÔNDONIA - RONDÔNIA
EM 17/01/2015

CAMPINA VERDE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE
EM 17/01/2015