Kantar Worldpanel: leite aromatizado e iogurte perdem penetração no país

Após a melhoria de alguns indicadores econômicos, a recente onda de incertezas volta a colocar em dúvida o crescimento do país. Em meio a esse cenário, 55% das categorias de grande consumo perderam penetração. De acordo com dados apresentados no Consumer Thermometer, elaborado pela Kantar Worldpanel, leite aromatizado, iogurte e massa instantânea foram os itens mais afetados, com perdas, respectivamente, de 4,4, 4,3 e 4,1 pontos percentuais de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Publicado por: MilkPoint

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Brasileiros mudaram seus hábitos e consumo não voltará a ser como antes; shopper está se adaptando a sua nova condição econômica e consumindo de uma forma diferente.

Após a melhoria de alguns indicadores econômicos, a recente onda de incertezas volta a colocar em dúvida o crescimento do país. Em meio a esse cenário, 55% das categorias de grande consumo perderam penetração. De acordo com dados apresentados no Consumer Thermometer, elaborado pela Kantar Worldpanel, leite aromatizado, iogurte e massa instantânea foram os itens mais afetados, com perdas, respectivamente, de 4,4, 4,3 e 4,1 pontos percentuais de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

leite aromatizado - consumo

O levantamento aponta também que a indústria de higiene e beleza tem se saído melhor que as demais, com 5,3% de crescimento em valor (deflacionado), seguida da cesta de alimentos e limpeza, 5% e 3,5% respectivamente. A cesta de bebidas manteve-se estável. Outra conclusão é que com a chegada dos dias mais frios, os brasileiros estão colocando mais no carrinho café torrado, açúcar, leite UHT e sua versão em pó. Já itens ligados ao calor, como cerveja, sorvete e refrigerante, apresentam retração.

As promoções, cada vez com um peso maior nas compras do país, impactaram 1,4 milhões de lares consumidores a mais de janeiro a maio de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Ao todo, 45% das categorias aumentaram a penetração por meio de ofertas especiais. No entanto, apenas 25% delas foram incrementais para as categorias que atuam. Há um limite ideal de redução de preço em função das promoções, que representa vantagem ao consumidor e ao vendedor/fabricante. Porém, somente em 1/3 do volume esse desconto foi acima do limite.

Segundo análise dos especialistas da Kantar Worldpanel, as promoções tendem a aumentar nos próximos meses, principalmente devido aos esforços da indústria para alcançar metas. Com a mudança no comportamento dos brasileiros na hora de encher o carrinho, a empresa aposta em um maior foco nos produtos considerados essenciais.

As informações são da Kantar Worldpanel.
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