José Luiz Moraes Vasconcelos também é finalista do Prêmio Impacto 2013

Para apresentar mais um finalista do Premio Impacto 2013, realizado pelo MilkPoint, divulgamos o Perfil de José Luiz Moraes Vasconcelos, um importante pesquisador e profissional da bovinocultura de leite, mais conhecido como Zequinha. O vencedor do prêmio será conhecido no dia 11 de setembro na abertura do Interleite Brasil, em Uberlândia-MG. Se você ainda não votou, não perca tempo! Participe!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Para apresentar mais um finalista do Premio Impacto 2013, realizado pelo MilkPoint, divulgamos o Perfil de José Luiz Moraes Vasconcelos, um importante pesquisador e profissional da bovinocultura de leite, mais conhecido como Zequinha. O vencedor do prêmio será conhecido no dia 11 de setembro na abertura do Interleite Brasil, em Uberlândia-MG. 

José Luiz Moraes Vasconcelos, Zequinha, nasceu em Passos, MG. Quando jovem, acompanhava o avô Eduardo Moraes, seu Nenê Padeiro à Fazenda Santa Isabel e o vizinho Luiz Fernando Melo Lemos à Fazenda Alexandria. Com certeza este contato com o meio rural o estimulou a seguir a carreira de médico veterinário. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, Campus de Botucatu.

Como docente, ministra a disciplina de PRODUÇÃO DE GADO DE LEITE na graduação, e de EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE BOVINOS na pós graduação.

É coordenador da Consultoria Agropecuária Junior (Conapec Júnior), formada ha mais de 20 anos, empresa Junior dos alunos de graduação, que atua em fazendas de gado de leite e de corte e também na organização do curso NOVOS ENFOQUES NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE BOVINOS. De acordo com Zequinha, o principal objetivo da Conapec é expor os alunos à realidade do dia a dia e permitir que expressem seu potencial o quanto antes, além de conseguir certa experiência quando se formam. Isto permite “sair na frente” no mercado de trabalho. Hoje ex-alunos da Conapec tem atuação importante no mercado de leite no Brasil e continuam mantendo o vínculo com a Conapec, mostrando a importância do exemplo positivo.

Como pesquisador estuda estratégias para aumentar as taxas de prenhez em bovinos de leite e de corte. Estuda alterações para melhorar protocolos de sincronização de ovulação e mecanismos que associam o efeito da nutrição na concepção visando aumento de prenhez.

Recebeu em 2011 da Associação Americana AMERICAN DAIRY SCIENCE ASSOCIATION, o Prêmio de Pesquisador Internacional pela sua atuação nas áreas de manejo reprodutivo das vacas leiteiras e pelo avanço no conhecimento da fisiologia reprodutiva de bovinos, quanto aos aspectos relacionados ao estabelecimento e manutenção da gestação. O prêmio também reconhece o seu trabalho na formação de jovens profissionais e na sua atuação na Conapec Júnior.

É casado com Carla que também é veterinária e pai de Gabriel (14 anos) e de Rafaela (12 anos).


Para um trazer um pouco mais sobre o lado pessoal do finalista do Prêmio Impacto, um jeito de mostrar que além de fazer um excelente trabalho na pecuária de leite também é uma pessoa que se diverte em família, que curte viajar e que pratica esportes, elaboramos uma entrevista do tipo do bate-bola com Zequinha que segue abaixo.

- Família: Porto seguro
- Não saio de casa sem: Pedir a DEUS para voltar bem e no retorno encontrar todos bem.
- Descobri recentemente: Preciso me preocupar mais com a saúde
- Sou fã: De pessoas que arrumam tempo para ajudar o próximo
- Uma música: Coração de Estudante e Canção da América
- Um livro: Enterrem meu coração na curva do rio (história índios norte americanos)
- Um filme: Coração Valente; 300; O Ultimo Samurai (capacidade de lutar por uma causa)
- Uma viagem inesquecível: Natal, RN 2009
- Um sonho de consumo: Ter um sitio com algumas vacas para ter certeza da complexidade/dificuldade de produzir leite
- Um hobbie: Cozinhar
- Não dou, não vendo e não troco: Minha liberdade de pensar e agir
- Mania: Coçar o nariz
- Não suporto: Deixar para depois.
- Uma frase: Fazer mais e falar menos
 


Foto 1: Zequinha em Natal (RN) com a família


Foto 2: Zequinha em momento de lazer com seus filhos Gabriel e Rafaela



Foto 3: Conapec Novos Enfoques 2013

O Prêmio Impacto tem também como finalistas Christiano Nascif, Edmundo Benedetti, Fernando Viana Nobre e Marcos Neves Pereira. Os Perfis de Nascif, Benedetti e Nobre já foram publicados. Em amanhã divulgaremos o Perfil do Pereira.

Para saber mais informações sobre este Prêmio, acesse aqui. Se você ainda não votou, não perca tempo! Participe! Para dar o seu voto, clique aqui.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Helton Hipolito de Moraes
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2013

Na qualidade de extensionista e eterno aluno, quero externar meus sinceros agradecimentos ao professor José luiz, em recente curso sobre gstão da reprodução em rebanho de leite, aqui pelo agripoint.

Muito agradecido pelas informações e conhecimentos auferidos !!!!

Pelo momento, pela necessidade e pela meritocracia, o meu voto, é seu !!!



Parabéns e felicidades !!!!!
Silas Arcanjo da Silva
SILAS ARCANJO DA SILVA

ITAPURANGA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 26/07/2013

Nós os Goianos estamos na torcida!



Pós-graduação em pecuária de leite pelo Rehagro. Goiânia-Goiás


Fabio Savoldi
FABIO SAVOLDI

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 26/07/2013

Vou deixar aqui uma mensagem que já disse ao grande José Luiz em um dos nossos encontros pela Conapec. É um poema de Bertold Brecht que retrata realmente a essência desse grande mestre. Independente do prêmio, que viria coroar a sua história, fica aqui o meu agradecimento, reconhecimento e o privilégio da amizade que você me permite desfrutar há mais de 20 anos.



"Há homens que lutam um dia, e são bons;

Há outros que lutam um ano, e são melhores;

Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;

Porém há os que lutam toda a vida

Estes são os imprescindíveis"



Forte Abraço,



Fabio Savoldi


Qual a sua dúvida hoje?