O evento proporcionou ampliar os conhecimentos na área da qualidade do leite, tendo em vista a importância de tal assunto no Brasil. O tema “Utilização imprudente de antimicrobianos na cadeia produtiva leiteira: consequências para as populações humanas e animais” foi destaque no evento, com excelente palestra ministrada pela Profa. Dra. Mônica Maria Oliveira Pinho Cerqueira (UFMG), além de uma ótima abordagem sobre “Gestão da Qualidade de Leite” na palestra ministrada pelo Prof. Dr. Paulo F. Machado (USP/Clínica do Leite). Ainda, orientações práticas foram realizadas na palestra “Como utilizar os dados de CCS na tomada de decisões no controle sanitário de rebanhos leiteiros” ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos de Figueiredo Pantoja (UNESP/Botucatu).
Também foram abordados os temas de conforto térmico de animais leiteiros, melhoramento genético e mastite bovina, mastite em pequenos ruminantes, controle de micro-organismos psicrotróficos em tanques de resfriamento, inspeção higiênico-sanitária em laticínios e queijarias e utilização de bactérias láticas no controle de micro-organismos patogênicos. As dificuldades e vantagens em relação a produção orgânica de leite foram discutidas em uma mesa redonda, composta por membros do Serviço de Inspeção Federal (SIF), representantes de laticínios e produtores, certificadoras e pesquisadores ligados a área de produção leiteira.
O evento contou com o apoio e patrocínio de importantes empresas e associações, como a Associação Brasileira de Criadores de Jersey, Girolando, IDEXX Laboratories, Ourofino Agronegócio, Bayer, Lallemand, DeLaval, Agromac, MilkPoint, Nutron, Controle de Gado, JM Análises, Laticínio Letti, Laticínio Oikos, Instituto Qualittas, Revista Leite Integral, DBO, Revista Mundo do Leite, Revista +Leite, entre outras. O sucesso do evento pode ser visto abaixo.
Mais informações podem ser vistas no site: www.sqleite.com.br
As informações são da Comissão Organizadora do Evento.