ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Itambé investe em tecnologia limpa e consegue reaproveitamento de 100% da água utilizada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/05/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

As fábricas da Itambé diminuíram em mais de 30% a necessidade de utilizar a água de poços artesianos, rios ou concessionárias de abastecimento. A iniciativa é parte das ações para utilização eficiente dos recursos hídricos, um dos focos da empresa, e contou com a instalação, em novembro e dezembro de 2018, de duas unidades de tratamento nas fábricas de Goiânia e Uberlândia, respectivamente.

Na Itambé, além do reaproveitamento de água em equipamento, como por exemplo as caldeiras que produzem vapor, a água retirada do leite durante o processo de produção é transformada em água potável e utilizada no próprio processo industrial após passar por um sistema de tratamento. Isso permite o reaproveitamento de 100% dessa água.

Outras ações que reforçam os compromissos socioambientais da Itambé são na geração de energia das caldeiras que, hoje, são provenientes de fontes renováveis (sendo a lenha ou o cavaco de madeira os principais combustíveis). Existem também os sistemas de tratamento de efluentes, nos quais a meta de eficiência interna de limpeza é 25% acima das exigências legais, além da gestão eficiente de resíduos - que recicla 98% do que é gerado pelas fábricas.

“Todos esses processos foram pensados para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e convivência harmoniosa com todas as comunidades locais. Assim, a companhia contribui com o entorno, com a sustentabilidade da cadeia de produção e torna seus processos mais eficazes”, explica Mauricio Petenusso, Gerente de Sustentabilidade da Itambé.

Responsabilidade social

A Itambé tem um projeto de responsabilidade social e relacionamento junto à comunidade chamado Comitê de Sustentabilidade do Entorno. Nele é feito um diagnóstico sócio participativo para levantamento de questões locais, com a participação dos moradores, e a promoção de encontros nas fábricas. A intenção do projeto é trazer as pessoas para perto da empresa para entender as principais necessidades da população e solucionar as questões pertinentes.

A Fábrica de Sete Lagoas, por exemplo, abriu as portas para os vizinhos conhecerem o funcionamento da empresa e os projetos de sustentabilidade. Os convidados também puderam tirar dúvidas e dar sugestões, que foram listadas e farão parte de planos de ação.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Itambé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures