Itália: 6 medidas para ajudar o setor lácteo pós-cotas

O Ministério da Agricultura italiano apresentou um pacote de seis medidas para ajudar o setor lácteo a adaptar-se a um futuro sem cotas. As medidas, presentes no "Plano Extraordinário para o Leite Italiano", foram apresentados em uma conferência da organização agrária Coldiretti.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Ministério da Agricultura italiano apresentou um pacote de seis medidas para ajudar o setor lácteo a adaptar-se a um futuro sem cotas. As medidas, presentes no "Plano Extraordinário para o Leite Italiano", foram apresentados em uma conferência da organização agrária Coldiretti.

Tais medidas podem ser conferidas abaixo:

1. Fundo de Investimentos na Qualidade do Leite, cuja finalidade é ajudar os produtores a investirem na melhoria de qualidade, bem estar animal e redução de tratamentos com antibióticos. Foi elaborado com base na Lei italiana de Estabilidade 2015, que conta com orçamento de 108 milhões de euros para o período 2015-17. Os auxílios chegarão ao máximo de 15.000 € por propriedade, e o máximo de 200.000 € para as empresas, que depois da produção primária realizam também o processamento e comercialização. As contribuições ajudarão a cobrir as garantias de empréstimos e pagar juros. 

2. O logo "100% italiano", para o leite fresco e UHT produzido na Itália, de forma que o consumidor possa identificar facilmente a produção doméstica.

3. Promover a criação de uma entidade setorial, nos moldes da França e da Espanha que trabalhe em uma estruturação da cadeia de produção e mecanismos de formação de preços.

4. Fortalecer o equilíbrio nas relações contratuais, através de normas mais detalhadas que promovam o cumprimento da obrigação de um contrato escrito, com a disposição expressa de duração mínima de um ano. Além disso, haverá o monitoramento dos custos de produção, preço ao produtor, e preço ao consumidor, para lutar contra práticas desleais de concorrência. Também será acompanhado o cumprimento da norma que exige o pagamento em 30 dias de alimentos perecíveis.

5 - Estímulo ao consumo através de uma campanha institucional de comunicação (em estudo) e o projeto "Leite nas Escolas", em 2016, que chegará a mais de um milhão de crianças.

6 - Apoio à exportação, incluindo queijos com DOP [Denominação de Origem Protegida], destino da metade do leite produzido, e o "Plano de Internacionalização Made in Italy” que o Ministério do Desenvolvimento Econômico e o Ministério da Agricultura elaboram em conjunto, pela primeira vez.

As informações são do Agrodigital, traduzidas pela equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?