Israel ajudará a Índia a montar centro de excelência para lácteos

Índia e Israel entraram em um acordo para montar um centro de excelência para impulsionar o setor de lácteos em Haryan, com um investimento de Rs 150 milhões (US$ 2,4 milhões). Um memorando de entendimento (MoU) sobre isso foi assinado entre o governo de Haryana e a agência de desenvolvimento internacional de Israel, MASHAV.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Índia e Israel entraram em um acordo para montar um centro de excelência para impulsionar o setor de lácteos em Haryan, com um investimento de Rs 150 milhões (US$ 2,4 milhões).

Um memorando de entendimento (MoU) sobre isso foi assinado entre o governo de Haryana e a agência de desenvolvimento internacional de Israel, MASHAV.

Esse centro de excelência é voltado ao treinamento de produtores rurais de Haryana sobre a tecnologia de Israel para aumentar a produtividade do setor de lácteos na Índia, maior produtor de leite do mundo.

O MoU é parte do acordo conjunto de cooperação agrícola assinado entre os dois países. Nove desses centros de excelência já estão operacionais na Índia e 19 outros estão sendo montados para promover frutas e vegetais. Essa é a primeira vez que Israel se une com a Índia no setor de lácteos.

“Haryana está visando melhorar sua disponibilidade per capita de leite com a ajuda de técnicas israelenses. Espero que, com essa colaboração, Haryana surja como o maior estado produtor de leite do país”, disse o ministro da Agricultura do Estado, O P Dhankar. Atualmente, Haryana é o terceiro maior Estado produtor de leite da Índia, depois de Gujarat e Punjab.

Um estudo de viabilidade para o centro proposto já foi conduzido por especialistas israelenses. Esse seria estabelecido no já existente Projeto de Cria de Bovinos do Estado, em Hisar.

“O campo da agricultura é um dos principais campos de cooperação entre Índia e Israel. Em Haryana, temos nosso centro de excelência em horticultura e esperamos que o mesmo seja o caso do setor de lácteos”, disse o vice-chefe de missão de Israel, Yahel Vilan.

O principal objetivo do centro proposto seria estabelecer uma fazenda leiteira modelo com tecnologias custo-efetivas e inovadoras de Israel, acostumadas com condições locais para alcançar um sistema intensivo de produção de lácteos de padrões globais.

“Sendo uma unidade modelo de demonstração para produtores no país, o centro ajudaria a motivar os proprietários de animais e empresários a adotar novas tecnologias, economicamente benéficas”, Dhankar explica.

O centro seria 100% patrocinado pelo governo indiano através do Rashtriya Krishi Vikas Yojna (RKVY). Esse teria modernos galpões de lácteos para 110 vacas com potencial de aumentar para 300 vacas, locais para bezerros, centro de nutrição, sala de ordenha, mini planta de lácteos e planta de tratamento da água residual.

Segundo o acordo, o centro importaria sêmen e também embriões congelados transferíveis de Israel.

Ele também teria uma mini planta de processamento de lácteos para produção no local de produtos com valor agregado para aumentar os retornos econômicos, que seriam parte integral do projeto.

A reportagem é do Deccan Herald, traduzida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?