Já se esperava que a remoção das cotas impulsionaria o setor leiteiro da Europa e a Glanbia Ingredients Ireland revelou que 85% de seus fornecedores expandiram suas fazendas para facilitar o aumento na produção. Seus fornecedores agora fornecem 22% mais leite do que nos anos anteriores, disse a Glanbia.
Até 2020, 4.800 fornecedores de leite da Glanbia deverão aumentar sua produção de leite em 63%; no momento em que as cotas foram removidas, a Glanbia Ingredients Ireland processava 1,8 bilhão de litros de leite, equivalente a 30% da produção total de leite da Irlanda. Embora o clima desfavorável nas últimas semanas tenha limitado a capacidade de maximizar a produção, os atuais números indicam um aumento considerável para 2016, que já vem sendo refletido em um aumento no volume de cerca de 20% para janeiro e fevereiro.
No momento da remoção das cotas, o primeiro ministro da Irlanda, Enda Kenny, descreveu o esforço dos processadores de lácteos irlandeses em aumentar a capacidade de suas instalações de produção como “um importante desenvolvimento estratégico”, enquanto a Glanbia Ingredients Ireland disse que isso criaria uma “oportunidade geracional” para o setor leiteiro irlandês. Foi previsto que, após a cota, a Irlanda poderia se tornar o mercado de lácteos de mais rápido crescimento do mundo por cinco anos.
Na preparação para a remoção das cotas de produção de leite, a Glanbia Ingredients Ireland embarcou em um programa de investimentos de €235 milhões (US$ 267,43 milhões), incluindo a abertura de uma nova planta de proteína do leite em County Cavan; expansão de sua fábrica de manteiga em County Kilkenny para uma capacidade de 80.000 toneladas; e o lançamento de uma planta de fórmulas infantis padrão de alta especificação, também em County Kilkenny, no sul do país.
A companhia continuará cumprindo seu compromisso em processar o crescente "pool" de leite dos fornecedores por meio da expansão da sua planta de queijos Wexford com um investimento de €35 milhões (US$ 39,83 milhões), dobrando a capacidade da planta. A companhia também lançou seus queijos da marca Wexford na região do Oriente Médio e um dos exemplos é o cheddar irlandês, com qualidade direcionada aos setores de hotelaria e serviços alimentícios.
As informações são do FoodBev.com.