Iogurte reduz em 20% risco de obesidade
Há diferentes qualidades e tipos. Os mais magros, os gregos, os naturais, os que têm pedaços de frutas, os de sabores mais tradicionais ou mais inovadores. Opções não faltam, embora aqui as quantidades de gordura e açúcar devam também ser um critério de escolha. Falamos do iogurte, cujo consumo diário, garante um estudo espanhol divulgado pelo Programa 1 Iogurte por Dia, reduz em 20% o risco de excesso de peso ou obesidade.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Benefícios que, explica a nutricionista Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, um dos fundadores do programa, têm a ver com o conteúdo de cálcio, "que poderá conduzir à redução da produção de gordura pelo organismo, bem como contribuir para a perda de gordura depositada".
Mas há mais: "além de ser um alimento acessível e fácil de consumir e digerir, também apresenta outros benefícios fisiológicos (fortalecimento do sistema imunológico e da saúde óssea) e ao nível da prevenção e terapêutica de doenças (gastrointestinais, alergias e intolerância ao leite)", confirma.
Ajudar nas escolhas
Realizado por uma equipe da Universidade de Navarra, Espanha, ao longo de sete anos, com acesso a uma amostra de 8.516 indivíduos de peso considerado normal, o estudo verificou que aqueles que tinham um consumo semanal de iogurte superior a sete porções (de 125 g cada) ganharam menos peso, em média, do que os que consumiram até duas porções por semana. O maior consumo de iogurte (mais de uma unidade por dia) foi assim associado a uma redução de 20% no risco de excesso de peso ou obesidade, redução que pode até chegar aos 32% quando ao consumo de iogurte se associar mais consumo de fruta.
Embora, concorda Helena Real, o iogurte faça parte da alimentação, é preciso "apelar sobretudo à consulta dos rótulos para se efetuarem escolhas mais assertivas e auxiliar os portugueses na conjugação do iogurte com outros alimentos". De resto, a verdadeira mensagem aqui é o iogurte tem vantagens "sobretudo quando inserido num padrão alimentar saudável".
As informações são do portal Destak.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.