Iogurte: bom para a saúde

Nas versões natural, batido, de aromas ou com pedaços de fruta, cereais ou chocolate, o iogurte contribui bastante para o desenvolvimento saudável - inclusive na infância, em especial na idade escolar. Resultante da obtenção da ação fermentativa das bactérias lácteas - Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus -, o iogurte deve ser também consumido por crianças.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Nas versões natural, batido, de aromas ou com pedaços de fruta, cereais ou chocolate, o iogurte contribui bastante para o desenvolvimento saudável - inclusive na infância, em especial na idade escolar. Resultante da obtenção da ação fermentativa das bactérias lácteas – Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus –, o iogurte deve ser também consumido por crianças. Da atividade dos referidos microrganismos vivos e ativos que se encontram no produto alimentar mencionado, destacam-se inúmeros benefícios, entre os quais:

• O bom funcionamento do aparelho digestivo;
• A maior resistência a doenças do foro gastrintestinal;
• A diminuição do colesterol;
• A prevenção de doenças como a osteoporose e o cancro do cólon.

O próprio soro do iogurte é rico em bacilos vivos, que propiciam o funcionamento do aparelho gastrintestinal, motivo pelo qual não o deve deitar fora, como é costume algumas mães fazerem. Importa ainda salientar outro aspeto importante no que toca ao iogurte: há que o preservar no frigorífico, para que se conserve na perfeição, pois só assim oferece a flora inalterada.

Contribui para o fortalecimento do organismo

Os nutrientes que o iogurte contém são indispensáveis ao organismo humano. A saber:

• As proteínas são ricas, entre outros, em aminoácidos essenciais;
• O cálcio favorece a formação óssea e o fortalecimento dos dentes – é de destacar a quantidade existente no produto;
• As vitaminas A e as do complexo B apresentam um valor biológico bastante considerável;
• Além disso, os nutrientes têm repercussões em relação ao bem-estar do seu filho:
• Favorecem a formação da flora intestinal;
• Reforçam o sistema imunológico;
• Previnem e ajudam no tratamento da diarreia;
• Corrigem a preguiça intestinal;
• Facilitam a reconstituição da função leucocitária a nível sanguíneo (os leucócitos são os glóbulos brancos que combatem infeções).

As vantagens que o iogurte oferece são igualmente relevantes após um tratamento com antibiótico, em que o consumo diário do produto atua na reposição da flora intestinal normal e na diminuição do risco posterior de desenvolvimento de microrganismos indesejáveis. Portanto, dê iogurte ao seu filho todos os dias, respeitando sempre a dose diária recomendada, a qual corresponde a duas unidades (o equivalente a uma xícara de leite).

As informações são do portal Impala/PT.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Tiziano Franco
TIZIANO FRANCO

BEBERIBE - CEARÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 26/08/2015

Me parece que partes dos benefícios indicados não se obtêm com qualquer iogurte, mas somente com os leites fermentados enriquecidos de probióticos.
Qual a sua dúvida hoje?