Instituto Biológico oferece teste com custo mínimo para controle de carrapatos dos bovinos

O Instituto Biológico (IB), em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), promove ações para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental. O Controle Estratégico do Carrapato do Boi é uma dessas iniciativas, que tem como objetivo oferecer ao pequeno e médio produtor acesso à orientação adequada, a fim de aumentar os índices de produção e reduzir os gastos no tratamento contra carrapatos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Instituto Biológico (IB), em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), promove ações para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental. O "Controle Estratégico do Carrapato do Boi" é uma dessas iniciativas, que tem como objetivo oferecer ao pequeno e médio produtor acesso à orientação adequada, a fim de aumentar os índices de produção e reduzir os gastos no tratamento contra carrapatos. O período de maior infestação do carrapato vai de agosto a junho e pico, ocorre em março. Valor do teste é de R$ 20,00.

O sistema ajuda o produtor no controle da população de carrapatos, orientando-o para o uso do produto mais indicado para cada propriedade, além dos intervalos corretos das aplicações. Isso porque, um carrapaticida pode funcionar bem para uma propriedade e não dar resultado para outra.

Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora científica, Márcia Mendes, muitos produtores, por falta de conhecimento ou acompanhamento técnico, acreditam empregar um carrapaticida diferente daquele que já havia sido usado já que os nomes comerciais dos produtos disponíveis no mercado são diferentes. Entretanto, boa parte deles possui o mesmo princípio ativo. Essa prática confusa, ao invés de controlar os carrapatos na propriedade, agrava o problema e aumenta os gastos. “Não temos legislação que regulamente a comercialização, uso e descarte dos carrapaticidas, favorecendo assim, o uso indiscriminado destes produtos químicos”, explica a bióloga.

O Laboratório de Parasitologia Animal, do IB, é responsável por estudos sobre resistência, identificação e controle estratégico de diversas espécies de carrapatos.

Para realizar o teste de biocarrapaticidograma, o produtor deve fazer a coleta no período de infestação nos animais. Recomenda-se recolher antes das aplicações de carrapaticida, em único dia, até 200 carrapatos grandes e alojá-los em frascos de plástico secos e limpos, por até 72 horas em refrigeração por 4°C. O envio das amostras para o IB, pode ser feito via Correios (SEDEX 10). O resultado sai em 30 dias após o recebimento dos carrapatos e então, o proprietário recebe orientação adequada sobre qual produto é mais indicado à sua propriedade.

São dadas também, informações sobre o intervalo correto para aplicação de carrapaticidas através de um calendário, conforme cada tipo de princípio ativo.

As informações são da Assessoria de Imprensa.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?