As vendas de produtos lácteos para beber, como leite puro, leite com sabor, leite em pó e alternativas ao leite aumentaram de 8 trilhões de Dong (US$ 375,93 milhões) em 2008 para 23,1 trilhões de Dong (US$ 1,08 bilhão) no país em 2013, de acordo com o relatório, “Drinking Milk Products in Vietnam”.
Durante esse período, o governo do Vietnã lançou “uma série de iniciativas visando aumentar a altura média dos cidadãos do país”, disse o Euromonitor. As pessoas no Vietnã são, em média, as mais baixas do Sudeste da Ásia. Através dessas iniciativas, o governo vietnamita espera que a altura média dos homens no país aumente de cerca de 1,64 m para 1,67 m e a altura média das mulheres aumente de 1,55 m para 1,57 m até 2020.
Os processadores de lácteos, como a líder do mercado, Vinamilk, aproveitaram essas iniciativas, disse o Euromonitor. “Em resposta a essas iniciativas, os processadores que trabalham nessa categoria também fizeram campanhas publicitárias, como fornecer leite a crianças nas áreas rurais e outros programas promocionais, não somente para fortalecer a imagem de sua marca, mas também, para aumentar as vendas”.
No Vietnã, os produtos lácteos, de acordo com o relatório, têm sido tradicionalmente consumidos pelas crianças. Durante o período revisado, entretanto, a demanda dos consumidores expandiu “notavelmente” entre adultos e idosos, disse o Euromonitor. Isso pode ser atribuído em parte ao aumento da conscientização dos benefícios para a saúde relacionados ao leite e à diversificação da oferta de produtos em termo de tamanho e preços, disse o Euromonitor.
O aumento da demanda por leite em pó, bebidas em pó com sabor e alternativas não lácteas, como leite de soja, que registraram crescimento de mais de 100% cada durante o período revisado, também ajudou na expansão dessa categoria.
Apesar desse impressionante crescimento, o consumo de leite no Vietnã ainda é baixo comparado com outros países da Ásia e há um “forte potencial” de crescimento nesse mercado. Para o futuro, o Euromonitor espera que a categoria de produtos lácteos registre uma taxa anual composta de crescimento (CAGR) de 6% em termos de valor constante.
“De fato, os consumidores jovens deverão continuar mantendo uma demanda estável para produtos lácteos, enquanto um aumento na conscientização dos consumidores com relação aos benefícios para a saúde do leite em outras gerações da população, especialmente entre os mais velhos, deverá impulsionar mais crescimento nessa categoria durante o período previsto. Além disso, os esforços do governo e dos processadores em estimular a demanda são outros fatores que impulsionam esse crescimento”.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
