Iniciativas do governo do Vietnã para aumentar altura da população levam a aumento nas vendas de leite

As iniciativas do governo do Vietnã designadas a aumentar a altura média dos cidadãos do país estimulando o consumo de leite contribuíram significativamente para o crescimento do consumo de produtos lácteos no país nos últimos anos, de acordo com o Euromonitor. As vendas de produtos lácteos para beber, como leite puro, leite com sabor, leite em pó e alternativas ao leite aumentaram [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

As iniciativas do governo do Vietnã designadas a aumentar a altura média dos cidadãos do país estimulando o consumo de leite contribuíram significativamente para o crescimento do consumo de produtos lácteos no país nos últimos anos, de acordo com o Euromonitor.

As vendas de produtos lácteos para beber, como leite puro, leite com sabor, leite em pó e alternativas ao leite aumentaram de 8 trilhões de Dong (US$ 375,93 milhões) em 2008 para 23,1 trilhões de Dong (US$ 1,08 bilhão) no país em 2013, de acordo com o relatório, “Drinking Milk Products in Vietnam”.

Durante esse período, o governo do Vietnã lançou “uma série de iniciativas visando aumentar a altura média dos cidadãos do país”, disse o Euromonitor. As pessoas no Vietnã são, em média, as mais baixas do Sudeste da Ásia. Através dessas iniciativas, o governo vietnamita espera que a altura média dos homens no país aumente de cerca de 1,64 m para 1,67 m e a altura média das mulheres aumente de 1,55 m para 1,57 m até 2020.

Os processadores de lácteos, como a líder do mercado, Vinamilk, aproveitaram essas iniciativas, disse o Euromonitor. “Em resposta a essas iniciativas, os processadores que trabalham nessa categoria também fizeram campanhas publicitárias, como fornecer leite a crianças nas áreas rurais e outros programas promocionais, não somente para fortalecer a imagem de sua marca, mas também, para aumentar as vendas”.

No Vietnã, os produtos lácteos, de acordo com o relatório, têm sido tradicionalmente consumidos pelas crianças. Durante o período revisado, entretanto, a demanda dos consumidores expandiu “notavelmente” entre adultos e idosos, disse o Euromonitor. Isso pode ser atribuído em parte ao aumento da conscientização dos benefícios para a saúde relacionados ao leite e à diversificação da oferta de produtos em termo de tamanho e preços, disse o Euromonitor.

O leite puro foi o maior direcionador de crescimento na categoria entre 2008 e 2013, com vendas de leite de vaca aumentando de 4,76 trilhões de Dong (US$ 223,8 milhões) em 2008 para 14,4 trilhões de Dong (US$ 692,6 milhões) em 2013. As vendas de leite com sabor, que aumentaram de 1,24 trilhão de Dong (US$ 58,2 milhões) em 2008 para 4 trilhões de Dong (US$ 187,96 milhões) em 2013, também contribuíram.

O aumento da demanda por leite em pó, bebidas em pó com sabor e alternativas não lácteas, como leite de soja, que registraram crescimento de mais de 100% cada durante o período revisado, também ajudou na expansão dessa categoria.

Apesar desse impressionante crescimento, o consumo de leite no Vietnã ainda é baixo comparado com outros países da Ásia e há um “forte potencial” de crescimento nesse mercado. Para o futuro, o Euromonitor espera que a categoria de produtos lácteos registre uma taxa anual composta de crescimento (CAGR) de 6% em termos de valor constante.

“De fato, os consumidores jovens deverão continuar mantendo uma demanda estável para produtos lácteos, enquanto um aumento na conscientização dos consumidores com relação aos benefícios para a saúde do leite em outras gerações da população, especialmente entre os mais velhos, deverá impulsionar mais crescimento nessa categoria durante o período previsto. Além disso, os esforços do governo e dos processadores em estimular a demanda são outros fatores que impulsionam esse crescimento”.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 01/05/2014

Muito boa essa iniciativa do governo do Vietnã.

Acredito que com essa iniciativa, aquele País vai conseguir não só aumentar a altura dos seus habitantes, mas também melhorar a saúde da população em geral e até a inteligência dos mais jovens, dado que o leite, pela sua grande riqueza em nutrientes é capaz de promover.

Acredito que, aqui no Brasil, tivemos problema semelhante na população nordestina que, hoje graças aos programas sociais do governo, a situação está mudando muito, especialmente  pela distribuição gratuita de leite para a população mais pobre e para as crianças de escolas públicas.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?