Indústria de processamento de leite da UE tem perspectivas positivas para o mercado em 2014

No começo desse ano, a Associação Europeia de Lácteos (EDA, da sigla em inglês) avaliou o ano de 2013 de forma muito positiva. Alemanha e França viram recordes sendo alcançados respectivamente com relação às vendas da indústria de processamento de leite e preço do leite pago ao produtor. Sete Estados Membros importantes no processamento de leite provavelmente excederão a cota de produção. Esses são sinais óbvios de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

No começo desse ano, a Associação Europeia de Lácteos (EDA, da sigla em inglês) avaliou o ano de 2013 de forma muito positiva. Alemanha e França viram recordes sendo alcançados respectivamente com relação às vendas da indústria de processamento de leite e preço do leite pago ao produtor. Sete Estados Membros importantes no processamento de leite provavelmente excederão a cota de produção. Esses são sinais óbvios de um começo de ano muito bom para a indústria de processamento de leite.

“À medida que a tendência geral no desenvolvimento da demanda deverá continuar aumentando, a indústria de processamento de leite da União Europeia (UE) está confiante de que 2014 deverá ser outro ano bom para o setor”, explicou o secretario geral da EDA, Alexander Anton.

“Veremos mais aumento na produção de leite na maioria dos países da UE nos próximos meses”, disse a diretora de comércio e economia da EDA, Bénédicte Masure. “Aumentos significativos na demanda deverão surgir fora da UE e mais leite será processado em produtos de alto valor e valor agregado, como queijos e proteína”.

Essa previsão positiva para o setor de lácteos foi confirmada em um Relatório da Comissão Europeia no final de dezembro. Nesse relatório, a Comissão identificou os principais direcionadores para esse crescimento esperado: dinâmica da demanda mundial, capacidade dos processadores de lácteos da UE em reagir aos desenvolvimentos do mercado e competitividade da indústria de processamento de leite da UE. “Estamos muito satisfeitos que a Comissão adotou essa forma de pensar com relação às dinâmicas de mercado no setor de lácteos”, disse Anton. “As medidas políticas não são mais baseadas em orientações, mas em fatos claros baseados no mercado. A criação do observatório europeu do mercado de leite (veja matéria relacionada), conforme anunciado pelo comissário Dacian Ciolos, é certamente um passo na direção certa”.

Na ocasião da recente conferência, Ciolos também observou que essa abordagem baseada no mercado pode somente funcionar se todas as partes envolvidas assumirem sua responsabilidade. “A indústria de processamento de leite da UE está claramente querendo fazer isso”, explicou Anton, “e está verdadeiramente comprometida em apoiar a Comissão no direcionamento para a competitividade global do setor de lácteos da UE como um todo”.

Os dados são do site da EDA (http://www.euromilk.org), traduzidos e adaptados pela equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?