ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índice de preço alimentos da FAO cai pelo terceiro mês consecutivo, lácteos caem 3,6%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O índice de preços dos alimentos da FAO, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para agricultura e alimentação, caiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu o menor valor desde janeiro de 2019. O indicador da FAO ficou em 165,5 pontos em abril, queda de 5,7 pontos (3,4%) na comparação com o mês anterior e de 5,2 pontos percentuais ante o mesmo mês de 2019.

O índice da FAO acompanha os valores de comércio internacional de uma cesta de produtos. Em meio à pandemia da covid019, a demanda por commodities diminuiu e problemas logísticos dificultaram a comercialização, alega a entidade.

Exceto o subíndice de cereais, que diminuiu apenas um pouco, todos os outros registraram quedas significativas na comparação mensal.

O indicador de açúcar apresentou a maior retração e atingiu o nível mais baixo em 13 anos, com 144 pontos. Essa pontuação representa uma queda de 14,3% (36,8 p.p.) em relação a março.

“O colapso dos preços internacionais do petróleo reduziu a demanda por cana-de-açúcar para produzir etanol, desviando a produção para a produção de açúcar e, portanto, expandindo as disponibilidades de exportação. Enquanto isso, medidas de confinamento em vários países geraram uma pressão descendente sobre a demanda”, declarou a FAO em relatório.

O índice de preços para óleos vegetais recuou 5,2% em abril, devido à queda nos valores de óleo de palma, soja e colza. A pontuação ficou em 131,8.

No caso dos lácteos, a queda foi de 3,6%, para 196,2 pontos, com os preços de manteiga e leite em pó registrando quedas de dois dígitos em meio ao aumento das disponibilidades de exportação, estoques crescentes, fraca demanda de importação e diminuição das vendas em restaurantes.

O indicador para carnes caiu 2,7% em abril ante março, para 168,8 pontos. “A recuperação parcial da demanda de importação da China foi insuficiente para equilibrar uma queda nas importações em outros lugares, enquanto os principais países produtores sofreram gargalos logísticos e uma forte queda na demanda do setor de serviços de alimentação fora de casa”, diz a FAO no texto.

O índice de preços dos cereais declinou apenas marginalmente, para 164 pontos, com os preços internacionais do trigo e arroz subindo significativamente, enquanto os do milho caíram acentuadamente.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures