Indiana Amul planeja vender leite fluido nos EUA em um ano

A Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation (GCMMF), cooperativa da Índia que comercializa leite e produtos lácteos sob a marca Amul, planeja vender leite fluido nos Estados Unidos dentro de um ano. Além disso, a GCMMF tem planos ambiciosos para exportar produtos lácteos dos Estados Unidos ao [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Indiana Amul planeja vender leite fluido nos EUA em um ano

A Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation (GCMMF), cooperativa da Índia que comercializa leite e produtos lácteos sob a marca Amul, planeja vender leite fluido nos Estados Unidos dentro de um ano. Além disso, a GCMMF tem planos ambiciosos para exportar produtos lácteos dos Estados Unidos ao país vizinho, Canadá, bem como a países na Europa em longo prazo.

“Existe definitivamente um plano para lançar esse produto (leite fluido) no mercado dos Estados Unidos. Entretanto, levará algum tempo”, disse o diretor gerente do GCMMF, R S Sodhi. As exportações ao Canadá podem começar logo, enquanto as exportações aos países europeus podem demorar mais, disse ele.

A GCMMF está com tudo pronto para começar a processar ghee (manteiga clarificada) e paneer (queijo cottage) em uma planta em Nova Jersey a partir de fevereiro desse ano. A Kaira (Anand) District Cooperative Milk Producers Union Ltd (Amul Dairy) entrou em um acordo com uma planta de processamento local pertencente a um indiano não residente para começar a processar.

Agora, a Amul se uniu com uma cooperativa local de lácteos para comprar leite para processamento. Em longo prazo, a empresa também pode optar por comprar diretamente dos produtores locais. “Pagaremos o mesmo nível das taxas prevalentes nos Estados Unidos. Os preços de compra nos Estados Unidos estão mais ou menos em um nível similar aos da Índia”.

Inicialmente, seriam necessários cerca de 50.000 litros de leite por dia. A empresa planeja produzir cerca de cinco toneladas de ghee e duas toneladas de paneer por dia na primeira fase e, eventualmente, adicionar produtos como lassi, iogurte, shreekhand, além de aumentar a produção de ghee e paneer baseada na demanda.

“Nós normalmente exportamos ghee daqui aos Estados Unidos, mas demora cerca de um mês e meio para chegar. Além disso, embora exista um mercado promissor para paneer nos Estados Unidos, tanto para famílias, como para restaurantes, não podemos exportar daqui à medida que trata-se de uma commodity perecível”, disse R K Srivastava, diretor gerente da Amul Dairy. A Amul planeja começar a vender produtos lácteos frescos no mercado dos Estados Unidos em poucos meses e leite fluido em um ano, disse ele.

De acordo com Srivastava, não seria requerido um investimento adicional para o lançamento de leite fluido. A unidade local de processamento já tem capacidade de fabricar paneer e investiu quase US$ 2 milhões para o processamento de ghee.

A Amul planeja vender seus produtos em mercados como Nova Jersey, Nova York, Boston, que têm uma população indiana significativa. “Existem cerca de quatro milhões de indianos na área, junto com cerca de cinco milhões de sul asiáticos, como paquistaneses e bangaleses. É como fornecer a cidades como Mumbai, Delhi, que têm uma população enorme”.

Com quatro milhões de indianos (cerca de um milhão de famílias, aproximadamente) consumindo até um quilo de produtos lácteos, a demanda pode alcançar 1.000 toneladas em um mês somente das famílias. Os produtos fabricados localmente seriam também 10-15% mais baratos que os produtos Amul importados da Índia, à medida que há uma tarifa de 20%.

A reportagem é do http://www.business-standard.com, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?