O mercado de lácteos da Índia continuará crescendo em cerca de 13-15% anualmente até 2019-20, à medida que o consumo de produtos com valor agregado aumenta e a cadeia de valor se torna cada vez mais organizada, de acordo com um relatório do Rabobank.
“O mercado de lácteos da Índia está surgindo como uma história de forte consumo, com o crescimento do mercado acompanhando. Esperamos que essa tendência ganhe impulso nos próximos 4-5 anos direcionada pelo maior consumo de produtos de valor agregado e pela formalização da cadeia de valor”.
De acordo com o relatório, o Rabobank espera que esse segmento cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 13 a 15% até 2019-20. A participação de mercado dos produtos de valor agregado deverá aumentar para 31% dos atuais 21% durante esse período.
Os principais direcionadores desse crescimento são o maior interesse dos consumidores em dietas mais ricas em proteínas, maior acessibilidade devido à crescente renda disponível e maior conscientização e disponibilidade de lácteos nos canais como varejo organizado e segmentos de serviços alimentícios.
O setor de lácteos organizado do país tinha um valor de US$ 10 bilhões em 2012-13, envolvendo cooperativas e companhias privadas que controlam os elos da cadeia de abastecimento. “Por anos, o mercado de lácteos indiano permaneceu um enigma para as companhias globais de lácteos”, disse o analista do Rabobank, Shiva Mudgil, acrescentando que, atualmente, o mercado está em uma fase de transição.
O alto crescimento do mercado e as condições favoráveis do mesmo podem tornar agora o momento certo para as companhias globais se envolverem com o setor de lácteos indiano, disse ele.
O grande mercado consumidor da Índia, suas atuais ofertas de leite e as preferências dos consumidores por lácteos estimularam companhias globais a participarem desse mercado no passado. Entretanto, o ambiente desafiador, com sua cadeia de fornecimento informal fragmentada, as preocupações com a qualidade do leite cru, a pequena base para produtos lácteos com valor agregado e as regulações comerciais sempre mudando se mostraram um desafio e um forte desincentivo. No entanto, o mercado formal de lácteos da Índia tem mostrado um forte crescimento nos últimos anos, o que deverá acelerar devido às inovações de produtos, permitindo políticas governamentais e consolidação da indústria.
O Rabobank antecipa que essa aceleração ajudará a melhorar as margens da indústria ao alcançar maior escala, maior capacidade de utilização e uma maior contribuição dos produtos de valor agregado nas receitas totais de lácteos.
“Embora o mercado de lácteos da Índia não seja para qualquer companhia, considerando os desafios, muitas companhias globais deverão agora revisar suas estratégias de lácteos na Índia”, disse ele, acrescentando que para algumas, é o momento certo para ingressar no jogo, mesmo em pequena escala, começando com um diálogo estratégico sobre o mercado de lácteos indiano.
A reportagem é do The Economic Times, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Índia: mercado de lácteos crescerá em 13-15% até 2019-20
O mercado de lácteos da Índia continuará crescendo em cerca de 13-15% anualmente até 2019-20, à medida que o consumo de produtos com valor agregado aumenta e a cadeia de valor se torna cada vez mais organizada, de acordo com um relatório do Rabobank.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.