De acordo com um estudo das Câmaras Associadas de Comércio e Indústria da Índia (Assocham), a produção de leite atingiu a marca de 120 milhões de toneladas em 2010, apesar da disponibilidade per capita de leite na Índia, de 252 gramas por pessoa/dia ser menos que a média global, de 279 gramas.
Porém, com o aumento da produtividade, vem a necessidade de desenvolver a cadeia de fornecimento, disse a Assocham. “É imperativo para a indústria de lácteos da Índia agilizar seus processos na cadeia de valor e integrar os pequenos produtores de leite na cadeia de processamento de valor para melhorar o desempenho geral da indústria, mais ainda à medida que eles possuem forças inerentes, como baixos custos de produção, menos passivos e riscos limitados de liquidez”, disse o estudo.
Além disso, uma falta de conhecimento e know-how técnico, acesso precário a serviços de suporte, disponibilidade limitada a créditos e baixa qualidade do leite, também limitam a capacidade dos pequenos produtores de leite de aproveitarem as oportunidades de mercado.
“Crescendo a uma taxa anual composta de mais de 4%, a produção de leite da Índia deverá chegar a 177 milhões de toneladas até 2019-2020, e isso ajudaria a suprir a demanda projetada de 150 milhões de toneladas em 2016-17, que foi prevista na fase um do Plano Nacional de Lácteos”, disse o secretário geral da Assocham, DS Rawat.
A elevação da renda média indiana está sendo acompanhado por uma mudança em suas cestas de alimentos, à medida que os gastos mensais per capita com leite e produtos lácteos nas áreas rurais e urbanas cresceram significativamente em cerca de 92% e 72%, respectivamente.
Uttar Pradesh comanda a maior participação, com mais de 17% do total da produção de leite, seguido por Rajasthan (11%), Andhra Pradesh (9%), Punjab e Gujarat (8% cada). Os cinco maiores estados possuem uma participação combinada de mais de 53%. “A concentração da produção de leite em algumas regiões, junto com os altos custos de transporte, levaram ao aumento da disparidade entre os estados em termos de disponibilidade per capita de leite”, disse o estudo.
O estudo também alertou sobre a necessidade urgente de construir estratégias para aumentar a competitividade em todos os segmentos da cadeia de lácteos. “Para a promoção do setor de lácteos na Índia, a ênfase agora precisa ser mais em como envolver e encorajar a população dos vilarejos na adoção proativa da indústria de lácteos como uma alternativa viável à atividade agrícola”.
A câmara alertou os produtores a fortalecer a viabilidade econômica das fazendas leiteiras, aumentar a relação entre áreas de produção rural e mercados urbanos e adotar embalagens que supram as necessidades dos pobres como parte de uma estratégia de crescimento de longo prazo para o setor leiteiro.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.