O órgão máximo de produção leiteira e do setor de cooperativas de leite no país sancionou 15 projetos no valor de Rs 223 crore (US$ 41,96 milhões) em Gujarat, Karnataka, Tamil Nadu e Punjab para a produção de touros de alto mérito genético. Esses projetos ajudarão a produzir 2.500 touros de alto mérito genético nos próximos cinco anos.
“Com o desenvolvimento econômico, a demanda por leite está crescendo. Para aumentar a produção de leite, as raças de animais leiteiros com genética superior são necessárias”, disse o presidente da NDDB, Amrita Patel.
Similarmente, o comitê aprovou 11 projetos dentro do programa de balanceamento de ração para dar ração balanceada aos animais para aumentar a produção de leite. “Os alimentos contam com cerca de 70% do custo de produção de leite. Durante o projeto piloto em Mehsana, observou-se que o rendimento diário por animal aumentou para Rs 24 (US$ 0,45) por animal através da maior produção de leite dando ração balanceada”.
Atualmente, a produção de leite no país é de 127 milhões de toneladas. Espera-se que essa produção suba para 155 milhões de toneladas até o final de 2018.
Produção de leite na Índia (em milhões de toneladas)
* Previsão
Fonte: Departamento de Produção Animal, Produção de Leite e Pesca do Ministério da Agricultura da Índia. Dados publicados no site do NDDB: http://www.nddb.org.
A reportagem é do http://www.indianexpress.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.