Índia: Gigante Amul tem menor crescimento em 8 anos

A Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation, dona da marca de produtos lácteos Amul, a maior da Índia, reportou seu mais lento crescimento nos últimos oito anos para 2014-15 devido à queda nos preços globais do leite que impactou a taxa de aumento nas receitas para commodities como leite em pó desnatado, leite em pó integral e ghee (um tipo de manteiga indiana) [...]

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A Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation, dona da marca de produtos lácteos Amul, a maior da Índia, reportou seu mais lento crescimento nos últimos oito anos para 2014-15 devido à queda nos preços globais do leite que impactou a taxa de aumento nas receitas para commodities como leite em pó desnatado, leite em pó integral e ghee (um tipo de manteiga indiana).

A companhia terminou o ano fiscal com receitas de Rs 207,3 bilhões (US$ 3,32 bilhões), um aumento de 14,2% com relação ao ano anterior, embora a companhia tenha alcançado uma taxa de crescimento composta de 20% durante os últimos cinco anos na comercialização de sua marca Amul de leite e produtos lácteos.

“Conseguimos crescimento no volume de vendas em todas as categorias. A linha de produtos ao consumidor cresceu em 21% especialmente em bebidas, pequenos sachês de leite em pó e sorvete”, disse o diretor gerente da Amul, RS Sodhi. Ele disse também que a companhia sofreu uma queda de 77% nas receitas em vendas de commodities. As vendas totais do grupo Amul, que pertence a quase 3,2 milhões de produtores em 17 coopertativas, incluindo a venda de leite fluido por cooperados, outros produtos lácteos e alimentos animais em seus respectivos distritos, foram estimadas em quase Rs 290 bilhões (US$ 4,64 bilhões).

A cooperativa de lácteos, que processa 15,4 milhões de litros de leite comprados pela Gujarat e outros estados diariamente, está focando na expansão de sua capacidade de processamento em 14%, para processar 17,5 milhões de litros de leite por dia.

“Com a atual expansão na criação de projetos e a expansão das unidades existentes, devemos alcançar vendas de Rs 250 bilhões (US$ 4 bilhões) (para a marca Amul) em 2015/16”, disse Sodhi. A cooperativa de lácteos está expandindo o mercado para leite fluido sob a marca Amul em novos mercados, enquanto está impulsionando vendas de produtos com valor agregado para obter maiores margens.

Para expandir seu mercado de exportação, que caiu em 53%, para RS 2,5 bilhões (US$ 40,07 milhões) em 2014-15, a Amul planeja focar nos países do Oriente Médio e da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC). “Paquistão, Afeganistão, Oriente Médio são bons mercados para expansão. Além das commodities, produtos da marca Amul também estão sendo demandados nesses mercados”.

No mercado doméstico, a companhia planeja adicionar 1.000 lojas varejistas durante o atual ano fiscal, levando o número total de salões exclusivos no país para 9.000. Além disso, para expandir a rede de distribuição, a companhia adicionará 900 distribuidores atacadistas nesse ano aos já existentes 4.800.

A reportagem é do The Economic Times, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint
Em 08/04/15 – 1 Rúpia Indiana = US$ 0,01603
62,2350 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
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