Indea e Vigilância Sanitária detectam foco de raiva bovina em Cáceres/MT

Para conter o avanço e contaminação pelo vírus, técnicos do Indea e agentes da Vigilância Sanitária, realizaram um bloqueio sanitário numa raia de 12 quilômetros, em torno da fazendo onde foi detectado o foco.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Um foco de raiva bovina foi diagnosticado por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária – Indea, em uma fazenda, na região da fronteira, em Cáceres, MT. A morte de um animal foi, oficialmente, confirmada, mas, a suspeita é de que muitos tenham morrido infectados pela doença, nos últimos meses. A confirmação foi feita após a realização de um exame laboratorial, em uma vaca morta, em uma fazenda na comunidade de Tarumã, a 20 quilômetros do município.

Para conter o avanço e contaminação pelo vírus, técnicos do Indea e agentes da Vigilância Sanitária, realizaram um bloqueio sanitário numa raia de 12 quilômetros, em torno da fazenda onde foi detectado o foco. Todo rebanho bovino, assim como animais de companhia (cães e gatos) foram vacinados contra a doença durante a semana. As pessoas que manusearam o animal receberam orientações sobre e encaminhamento a vacinação pós-exposição.

A situação é preocupante, conforme os técnicos, porque vários animais morreram nos últimos meses na região com sintomas da doença. “Não podemos afirmar porque, não foram realizados exames laboratoriais que possam comprovar, mas temos informações seguras de que, os animais mortos apresentavam os sintomas da raiva” explicou a coordenadora da Vigilância, Evanilda Costa do Nascimento.

Outra questão levantada pelos agentes de saúde foi a baixa cobertura de cães e gatos vacinados na região. “O que se percebe é que a população tem “baixado a guarda” em relação a essa doença que é fatal, mas prevenível” enfatiza o médico veterinário da Vigilância Sanitária Alexander Marques.

As informações são do portal 24 horas news, resumidas pela Equipe MilkPoint. 
 
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

João Carlos Renofio Hoppe
JOÃO CARLOS RENOFIO HOPPE

SANTA CRUZ DO RIO PARDO - SÃO PAULO

EM 14/02/2017

Raiva é uma zoonose fatal. Causa preocupação quando é citado que "varios animais morreram nos últimos meses sem diagnostico " e que "não podemos afirmar pois não foram realizados exames laboratoriais" e ....".os animais morreram com sintomas de raiva" (!!). Suspeita de raiva ou outra enfermidade neurologica, o Med.Vet. deve notificar o serviço público, para devidas providencias.
Qual a sua dúvida hoje?