No acumulado do ano, o índice teve variação negativa de 3,92%. O comportamento nos dois últimos meses contrasta com a tendência de alta observada em 2012. Com exceção do mês de setembro, o índice apresentou alta desde dezembro de 2011 (Figura 1).
Figura 1: Evolução do índice de custo de produção de leite ICPLeite/Embrapa no período de março/2012 a março /2013. Base: abr./2006=100
Fonte: Embrapa Gado de Leite
Em março, os grupos de insumos que variaram negativamente foram Concentrado, -5,65% e Sanidade, -1,05%. Enquanto os grupos que variaram positivamente foram Produção e Compra de Volumosos, 0,26%, Energia e Combustível 0,74%, Qualidade do Leite, 1,28%, Mão de obra, 1,92% e Sal Mineral, 8,54%. A variação no indicador é calculada através de pesos distintos dos insumos (Figura 2).
Figura 2: Variações percentuais do índice de custo de produção de leite, geral e por grupos, no mês de março de 2013 em relação a fevereiro de 2013.
Fonte: Embrapa Gado de Leite
Na Figura 3, é possível observar as variações acumuladas em 2013 dos preços dos insumos por grupos que compõem o índice. Nota-se que, até março, o ICPLeite/Embrapa apresentou queda de 3,92%. O grupo Energia e Combustível foi o que apresentou, até agora, o maior decréscimo causado pela redução nas tarifas de energia elétrica, vigentes desde meados de janeiro.
Figura 3: Variações percentuais do Índice de Custo de produção de leite, geral e por grupos, acumulados em 2013.
Fonte: Embrapa Gado de Leite
Margens do produtor
A redução no custo de produção de leite mensurado pelo índice ICPLeite/Embrapa, e observado no campo principalmente pela redução dos preços dos grãos frente ao ano passado, gera um cenário otimista ao produtor.
Simultâneo à redução no custo de produção, outro ponto favorável ao produtor é a tendência de valorização nos preços pagos pelo leite nos últimos meses. O preço CEPEA/USP acumula aumento de 7,9% nos primeiros quatro meses do ano, proporcionando maior ânimo ao produtor de leite, com maiores margens, comparado ao segundo semestre do ano passado.
A Figura 4 apresenta a receita menos o custo da ração (RMCR). Para o cálculo, estimamos a receita obtida proveniente da produção diária de uma vaca de 20 kg menos o custo de uma dieta contendo soja, milho e sal mineral, sendo o resultado deflacionado pelo IGP-DI, o que permite a comparação entre diferentes períodos. Em função disso, trata-se de um interessante sinalizador de rentabilidade do produtor em curto prazo.
Figura 4: Receita menos custo de ração (R$/vaca/dia) e Preços do leite pago ao produtor. Ambas as séries estão deflacionadas.
Fonte: MilkPoint
A matéria é do MilkPoint com informações do Panorama do Leite da Embrapa.
