ICPLeite/Embrapa: Redução nos custos de produção pelo segundo mês consecutivo

A recente redução dos preços dos grãos refletiu na queda nos custos de produção da pecuária leiteira em Minas Gerais, uma vez que estes compõem de forma significativa a alimentação do gado leiteiro. De acordo com o Panorama do Leite, elaborado pela Embrapa Gado de Leite, é o segundo mês consecutivo que ocorre esta redução nos custos ao produtor.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A recente redução dos preços dos grãos refletiu na queda nos custos de produção da pecuária leiteira em Minas Gerais, uma vez que estes compõem de forma significativa a alimentação do gado leiteiro. De acordo com o Panorama do Leite, elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite), no mês de março houve redução no Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) de 2,79%, frente ao mês anterior, e no mês de fevereiro comparado a janeiro, a redução foi de 1,82%.

No acumulado do ano, o índice teve variação negativa de 3,92%. O comportamento nos dois últimos meses contrasta com a tendência de alta observada em 2012. Com exceção do mês de setembro, o índice apresentou alta desde dezembro de 2011 (Figura 1).

Figura 1: Evolução do índice de custo de produção de leite ICPLeite/Embrapa no período de março/2012 a março /2013. Base: abr./2006=100

Fonte: Embrapa Gado de Leite


Em março, os grupos de insumos que variaram negativamente foram Concentrado, -5,65% e Sanidade, -1,05%. Enquanto os grupos que variaram positivamente foram Produção e Compra de Volumosos, 0,26%, Energia e Combustível 0,74%, Qualidade do Leite, 1,28%, Mão de obra, 1,92% e Sal Mineral, 8,54%. A variação no indicador é calculada através de pesos distintos dos insumos (Figura 2).

Figura 2: Variações percentuais do índice de custo de produção de leite, geral e por grupos, no mês de março de 2013 em relação a fevereiro de 2013.

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Na Figura 3, é possível observar as variações acumuladas em 2013 dos preços dos insumos por grupos que compõem o índice. Nota-se que, até março, o ICPLeite/Embrapa apresentou queda de 3,92%. O grupo Energia e Combustível foi o que apresentou, até agora, o maior decréscimo causado pela redução nas tarifas de energia elétrica, vigentes desde meados de janeiro.

Figura 3: Variações percentuais do Índice de Custo de produção de leite, geral e por grupos, acumulados em 2013.

Fonte: Embrapa Gado de Leite


Margens do produtor

A redução no custo de produção de leite mensurado pelo índice ICPLeite/Embrapa, e observado no campo principalmente pela redução dos preços dos grãos frente ao ano passado, gera um cenário otimista ao produtor.

Simultâneo à redução no custo de produção, outro ponto favorável ao produtor é a tendência de valorização nos preços pagos pelo leite nos últimos meses. O preço CEPEA/USP acumula aumento de 7,9% nos primeiros quatro meses do ano, proporcionando maior ânimo ao produtor de leite, com maiores margens, comparado ao segundo semestre do ano passado.

A Figura 4 apresenta a receita menos o custo da ração (RMCR). Para o cálculo, estimamos a receita obtida proveniente da produção diária de uma vaca de 20 kg menos o custo de uma dieta contendo soja, milho e sal mineral, sendo o resultado deflacionado pelo IGP-DI, o que permite a comparação entre diferentes períodos. Em função disso, trata-se de um interessante sinalizador de rentabilidade do produtor em curto prazo.

Figura 4: Receita menos custo de ração (R$/vaca/dia) e Preços do leite pago ao produtor. Ambas as séries estão deflacionadas.

Fonte: MilkPoint

A matéria é do MilkPoint com informações do Panorama do Leite da Embrapa.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

paulo roberto viana franco
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/05/2013

Acho muito estranho falar em custo de produçao sem falar no sistema de produção.

O sistema a pasto é diferente do sistema confinado.  95% dos produtores  possui matrizes com produção abaixo de 10 kg.

Qual o volumoso considerado se o maior consumo do ruminante é volumoso Paulo Viana.
Qual a sua dúvida hoje?