"A gente já vem olhando para o agronegócio há bastante tempo. É um setor bastante competitivo e que vem se mostrando mais resiliente em momentos de crise", afirmou o presidente da H.I.G. Brasil e América Latina, Fernando Marques Oliveira.
A Bigsal foi fundada em 2003 e, segundo a H.I.G, é líder do segmento na região Norte do país. Com foco em bovinos, também fornece suplementos para peixes, cães e outros animais. O sócio fundador da Bigsal, Valdemir Aimi, permanecerá na liderança da companhia, assim como outros executivos do corpo diretivo da empresa brasileira.
A gestora pretende auxiliar a Bigsal na expansão geográfica e de portfólio de produtos, de forma orgânica ou por meio de aquisições. A expectativa é que a companhia continue se beneficiando da migração para o Norte, com a redução de áreas de pasto de outras regiões do Brasil, e da maior tecnificação dos pecuaristas. No ano passado, o mercado de ração para bovinos movimentou 2,5 milhões de toneladas, segundo as estimativas do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).
O valor da transação não foi divulgado, mas segundo Oliveira, a gestora ainda tem R$ 2 bilhões disponíveis para mais aquisições, não necessariamente todas em 2017. No ano passado, a H.I.G fechou quatro negócios no Brasil. Para este ano, o executivo não quis fazer estimativas quanto ao número de aquisições. "É muito provável que a gente faça alguns investimentos, no plural. Caixa não é problema", disse Oliveira.
As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint.