GPS impulsiona vendas da Arla Foods na China

A Arla está usando tecnologia GPS para melhorar as vendas na China - e a companhia disse que já está obtendo recompensas. Pode haver milhares de quilômetros entre o escritório principal e as lojas do país, o que significa que manter contato com os representantes de vendas em áreas remotas pode ser complicado - na melhor das hipóteses. Para a Arla na China, esse era um constante desafio até o verão passado, quando começou a rastrear as visitas nas lojas por meio de GPS e fazer upload dos dados de vendas a campo por meio de telefones celulares.

Publicado por: MilkPoint

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A Arla Foods está usando tecnologia GPS para melhorar as vendas na China – e a companhia disse que já está obtendo recompensas. Pode haver milhares de quilômetros entre o escritório principal e as lojas do país, o que significa que manter contato com os representantes de vendas em áreas remotas pode ser complicado – na melhor das hipóteses. Para a Arla na China, esse era um constante desafio até o verão passado, quando começou a rastrear as visitas nas lojas por meio de GPS e fazer upload dos dados de vendas a campo por meio de telefones celulares.



O chefe da Arla Ásia, o vice-presidente sênior, Jesper Colding, disse que “é uma ferramenta muito simples, que permite que você compre um smartphone e rastreie seus vendedores; eles reportam sobre aquela localização no GPS, de forma que você sabe que a ligação ocorreu daquele local. Então, você tem a oportunidade de fazer upload de até cinco fotos por ligação, de forma que pode realmente ver o que está acontecendo em cada loja particular”. Ele disse que os dados incluem o quão frequentemente os representantes visitam as lojas e como os produtos estão se saindo.

“Agora, é muito fácil ver quais regiões, lojas e representantes de vendas têm melhor desempenho. Isso é crucial em um país onde é difícil obter dados de vendas importantes". Até agora, mais de 1.700 lojas – de um total de quase 7.500 lojas onde a Arla tem seus produtos vendidos – são rastreadas. As lojas são classificadas e visitadas de acordo com sua classificação.

Lojas de alto potencial ou desempenho são visitadas com maior frequência e cerca de 300 lojas são visitadas diariamente. Todos os dados estão disponíveis em uma base de dados para gestão central de monitoramento. “Isso tem melhorado a produtividade de várias maneiras. O número de chamadas por dia aumentou. A eficiência dessas chamadas em termos de o que foi feito e do sucesso da atividade aumentou e isso foi um ‘ganho’ rápido. Nossa produtividade de vendas aumentou, a eficiência e a eficácia está aumentando por chamada, de forma que temos visto uma melhora significativa. Não rastreamos isso em todas as nossas lojas, de forma que é realmente uma amostra. Muitas de nossas lojas são cobertas por meio de atacadistas e distribuidores, onde não temos nossos próprios vendedores”.

“Podemos rastrear todas as categorias, de UHT até queijos. Esperamos aumentar a eficiência em 40-50% usando esse sistema”, disse Colding. A China é o principal mercado estratégico para a Arla Foods na Ásia. A companhia espera quadruplicar suas vendas de produtos ao consumidor na China até 2020. Entretanto, a Arla opera em outros países e Colding acha que o aplicativo, chamado FieldPower, feito por um desenvolvedor chinês, pode ser usado em outros locais.

“Eu acho que é aplicável. Essa ferramenta é algo que, no momento, estamos usando somente na China, mas estamos pensando em aplicá-la em outros mercados também. Em outros mercados, temos outras soluções, mas na China, ela se encaixa particularmente bem. Isso também seria relevante nas Filipinas, Indonésia, Bangladesh, Myanmar, países onde temos vendedores a campo”.

As informações são do Dairy Reporter.
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Ives Figueiredo
IVES FIGUEIREDO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 20/01/2016

Muito interessante este rastreamento do time de vendas, que a milhares de kms, vão exigir eficiência máxima de sua logística de distribuição.
Qual a sua dúvida hoje?