O setor de processamento de lácteos da Nova Zelândia deverá passar por mudanças na regulamentação e nos testes após casos seguidos de medos e alertas referentes à segurança alimentar.
Como tinha sido previsto pelos membros da indústria de processamento, o Ministério para Indústrias Primárias da Nova Zelândia anunciou que está considerando tomar medidas provisórias para tornar mais rígidas as leis referentes ao processamento. As medidas entrarão em prática enquanto é realizado um inquérito pelo Ministério para produzir recomendações de longo prazo para o sistema de segurança dos alimentos lácteos do país.
Entre as medidas provisórias que estão sendo consideradas estão o aumento da presença de órgãos reguladores nas plantas de processamento; aumentar o nível e a natureza dos testes para melhorar os métodos de resolução de problemas; fazer simulações de rastreamento para testar a capacidade da indústria de identificar rapidamente e acompanhar o produto nas cadeias de fornecimento.
O Ministério também está considerando aumentar a revisão dos planos de gestão de riscos dos produtores de leite.
Ao mesmo tempo, o Ministério disse que estava também aumentando suas análises de rotina do não cumprimento da regulamentação no setor leiteiro. “Avaliaremos as tendências que nos ajudarão a identificar se existem mais medidas provisórias que podem ser requeridas”, disse o diretor geral do Ministério, Scott Gallacher.
As medidas provisórias foram tomadas após a descoberta no ano passado de resíduos do inibidor de nitrato, dicianodiamida (DCD), em produtos lácteos da Fonterra, o recente medo pelo risco de contaminação com a bactéria causadora do botulismo, também em produtos da Fonterra, e o anúncio nessa semana pela Westland Milk Products de que níveis elevados de nitrato presente em fluidos de limpeza foram descobertos em lactoferrina por um cliente chinês.
A reportagem é do Stuff.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Governo da Nova Zelândia tomará medidas provisórias devido a riscos de segurança alimentar no setor de lácteos
O setor de processamento de lácteos da Nova Zelândia deverá passar por mudanças na regulamentação e nos testes após casos seguidos de medos e alertas referentes à segurança alimentar.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.