ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo chinês anuncia nova estratégia para desenvolver indústria de lácteos local

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/01/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

O governo chinês anunciou uma nova estratégia de três anos para desenvolver ainda mais a indústria de laticínios local, com ênfase no fortalecimento da P&D, bem como na governança mais rígida para suprimir as preocupações remanescentes de segurança alimentar e impulsionar a reputação do setor.

A estratégia, chamada de 'Plano de Ação para Melhoria da Segurança e Qualidade dos Produtos Lácteos', foi anunciada pela Administração Estatal da China para Regulamentação do Mercado (SAMR) e é a última das muitas tentativas do país para motivar os consumidores locais a aumentar o consumo de lácteos, incluindo a formulação de diretrizes de consumo para este último ano.

“Embora o nível geral de qualidade e segurança dos produtos lácteos tenha aumentado nos últimos anos, esta estratégia foi formulada porque ainda existem vários problemas que assolam a indústria de lácteos e que precisam ser resolvidos, para que atinja o potencial máximo”, disse o SAMR por meio de declaração formal.

“Essas questões incluem a falta de capacidade de pesquisa independente no setor privado levando a baixa competitividade e a má gestão contínua da segurança dos alimentos, que também continua afetando a reputação da indústria. A meta da estratégia, a ser implementada até 2023, é direcionar essas áreas problemáticas e atingir os objetivos incluindo um sistema otimizado de regulamentação e padrões de qualidade e segurança do leite, com capacidades de supervisão aprimoradas de modo que 100% de todos os problemas dos lácteos possam ser detectados e retificados em tempo hábil.”

"Outras metas para os participantes da indústria de lácteos, incluem uma taxa de auto-inspeção de segurança alimentar de 100% de eficiência, detecção de risco e taxa de relatório de 100% de eficiência e implementação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em 100%."

A estratégia enfatizou os planos do governo de revisar os atuais regulamentos e padrões que regem a indústria de laticínios, particularmente na área de segurança alimentar, de modo a construir um "sistema regulatório mais científico e sensível".

“Prioritário será a revisão dos padrões nacionais de segurança alimentar para leite cru, leite esterilizado, leite pasteurizado e fórmula infantil, bem como a formulação e aprimoramento da tecnologia de processamento e padrões de teste”, disse SAMR.

O outro aspecto regulatório que a agência está procurando explorar é o de "co-governança social" — essencialmente um sistema que recompensará denunciantes ou qualquer pessoa que descobrir "riscos ocultos para a segurança alimentar" e apontá-los.

“Uma das principais medidas que estaremos considerando para fortalecer os produtos lácteos e o monitoramento da segurança é promover ativamente a co-governança social — isso incluirá a abertura de canais para reclamações e denúncias e o aumento das recompensas para tais denúncias”, disse.

“A ideia é estimular todos os setores da sociedade, principalmente o pessoal interno do setor lácteo, a mídia, os consumidores etc. para relatar ou fornecer pistas sobre questões de qualidade e segurança de produtos lácteos e expor atividades ilegais de empresas, e encorajar as empresas a estabelecer um sistema de recompensa para funcionários internos que descobrirem riscos ocultos de segurança alimentar para que possam melhorar e expor a reputação do setor.”

P&D como foco principal

No fortalecimento das capacidades de pesquisa de lácteos, o governo visa fornecer mais orientação para que as empresas de laticínios conduzam melhor P&D, tanto em termos de inovação de produtos quanto de utilização de tecnologia.

“Em termos de tecnologia, primeiro é necessário que as empresas locais de lácteos fortaleçam as instalações de armazenamento e transporte da cadeia de frio, com a capacidade de garantir o monitoramento da temperatura para garantir a segurança e a qualidade do produto”, disse SAMR.

“Para este fim, queremos orientar as empresas a aumentar o investimento em sistemas de digitalização e rastreabilidade já que esta é a única maneira de alcançar a rastreabilidade total do produto e aumentar a confiança do consumidor nos produtos lácteos.”

Quanto à inovação de produtos, as áreas de foco serão no desenvolvimento de variedades de laticínios de alta qualidade e métodos de processamento para otimizar o desenvolvimento de produtos de maior valor agregado.

“Também é importante observar o desenvolvimento de produtos representativos para empresas para aumentar sua competitividade com base no conceito ‘Be Bigger Be Stronger’ [do presidente Xi Jinping]”, disse SAMR.

Tarifas reduzidas para produtos lácteos

Além dos esforços locais para impulsionar a indústria de laticínios, o governo chinês também anunciou recentemente que reduziria ou retiraria as tarifas cobradas sobre certas importações — incluindo lácteos - em um esforço para aumentar as importações e o abastecimento local.

De acordo com documentos divulgados pela Comissão de Tarifas Aduaneiras da China, essas taxas seriam ainda mais baixas do que aquelas dadas às Nações Mais Favorecidas (NMF), e os países beneficiários na região APAC incluem Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Paquistão com base em acordos bilaterais com esses países.

Uma ampla gama de produtos lácteos desses países terá tributação reduzida — por exemplo, queijos de países NMF normalmente recebem um imposto de 12%, mas com base nos novos acordos, queijos do Paquistão são tributados apenas 6%, da Coreia do Sul em 6,4% e Austrália em 3,6%.

O queijo da Nova Zelândia teve todos os impostos sobre ele removidos, então as importações para a China terão 0% de taxação.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures