ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo acelerou registros de agrotóxicos a partir de 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/04/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

Apesar das críticas de organizações ambientalistas e grupos de defesa do consumidor, o ritmo de registros de agrotóxicos no país não sofreu grandes alterações no governo Bolsonaro. Entre janeiro e 10 de abril, foram registrados 124 defensivos agrícolas - a maior parte para grãos e fibras -, conforme dados do Ministério da Agricultura. No mesmo intervalo do ano passado, 118 agrotóxicos foram registrados.

Na verdade, o ritmo de liberação de defensivos agrícolas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aumentando antes, no governo Temer. Entre 2005 e 2015, foram liberados, em média, 140 agrotóxicos ao ano. Entre 2016 e 2018, a média mais que dobrou (ver gráfico). No ano passado, as liberações bateram recorde, com 450 defensivos agrícolas registrados.

Segundo o Ministério da Agricultura, 60% dos defensivos registrados em 2019 já estavam na fila de análise há mais de quatro anos.

Procurada pelo Valor, a Anvisa argumentou que a aceleração do ritmo das liberações a partir de 2016 se deve à redução de burocracia, à informatização de processos e ao aumento do número de funcionários voltados para a análise. De qualquer forma, a mudança de postura da Anvisa agradou aos ruralistas, que sempre criticaram a demora da agência em analisar os pedidos de registros. Em alguns casos, alegavam, a demora chegava a oito anos, dificultando o combate a pragas nas lavouras.

Como a fila de registros de agrotóxicos está andando, o controverso projeto de lei dos agrotóxicos - apelidado por críticos de "PL do Veneno" - deixou de ser urgente para bancada ruralista, indicou ao Valor o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. O projeto previa que um órgão vinculado ao Ministério da Agricultura ficaria responsável pelo registro de agrotóxicos, tirando o papel que hoje a Anvisa e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) possuem.

"A grande briga que se tinha antes é que a Anvisa segurava tudo. Depois que teve toda essa polêmica, acho que a Anvisa resolveu correr com a parte dela. O que houve foi uma melhoria no andamento dos processos da Anvisa", disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. "A grande maioria dos produtos liberados eu nem sabia e tem interferência zero minha", acrescentou. Como deputada, Tereza foi uma das principais defensoras do projeto dos agrotóxicos.

Na visão da engenheira agrônoma do Greenpeace Marina Lacorte, o ritmo de liberações é preocupante. "Os ruralistas estão usando o Poder Executivo a favor das novas liberações, sem precisar de tanta urgência no pacote do veneno. Uma coisa que preocupa é a velocidade de liberação e que substâncias aprovadas agora já foram banidas na Europa".

Lacorte também chama a atenção para a contaminação de água. Um estudo do Ministério da Saúde divulgado ontem mostrou que um coquetel com 27 defensivos foi detectado na água de 1 a cada 4 municípios do país. O Ministério da Agricultura sustentou que esse índice está dentro do limites estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures